Zelenskiy diz que Ucrânia precisa fazer de tudo para acabar com a guerra no próximo ano
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Ucrânia deve fazer tudo o que puder para garantir que a guerra com a Rússia termine no próximo ano por meio da diplomacia.
O comentário surge num momento decisivo após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e as incontestáveis vitórias da Rússia no campo de batalha.
No entanto, Zelenskiy disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não está interessado em um acordo de paz e argumentou que era conveniente para Moscou sentar-se para conversar enquanto continuava a lutar.
"Da nossa parte, devemos fazer tudo para que esta guerra termine no ano que vem e que termine por vias diplomáticas", disse Zelenskiy em entrevista à rádio ucraniana transmitida neste sábado.
O embaixador de Moscou na ONU em Genebra disse na quinta-feira que a Rússia estaria aberta a negociações sobre o fim da guerra caso iniciadas por Trump, embora tenha acrescentado que elas teriam de reconhecer ?realidades no terreno?.
Moscou usa esta expressão para indicar que a Ucrânia teria de ceder quatro regiões que as forças russas ocuparam parcialmente e que a Rússia reivindica em sua totalidade.
Zelenskiy tem dito repetidamente desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022 que a paz não pode ser estabelecida até que todas as forças russas sejam expulsas e todos os territórios capturados por Moscou, incluindo a Crimeia, sejam devolvidos.
(Reportagem de Max Hunder)
Deixe seu comentário