Pressionada pela UE, Theresa May propõe zona de livre-comércio entre Reino Unido e bloco europeu
O anúncio veio após uma reunião de seu governo em Chequers, a residência de férias dos primeiros-ministros britânicos, no noroeste de Londres. As negociações entre May e seus ministros duraram horas e chega atrasada, em um contexto de impaciência da União Europeia que exige explicações de como será a relação entre o Reino Unido e os outros países europeus quando o Brexit começar a valer.
“Nossa proposta é criar uma zona de livre-comércio entre o Reino Unido e a UE, com um conjunto de regras envolvendo os bens industriais e os produtos agrícolas”, declarou em um comunicado a dirigente conservadora. “Precisamos, agora, aceerar as negociações para oferecer um futuro próspero e seguro a nosso povo.”
A zona de livre-comércio permitirá ao Reino Unido ter um “regulamento comum de todos os bens” e das fronteiras. Além disso, o projeto dará aos britânicos seus próprios direitos alfandegários e acordos de livre-comércio.
Ainda restam muitas perguntas sem respostas
“É uma proposta que será positiva para o Reino Unido e para a União Europeia e espero que ela será bem recebida”, afirmou May, prudente quanto à reação de Bruxelas. “É uma nova etapa importante em nossas negociações com a UE. Mas, é claro, nós temos ainda muito o que fazer para ter certeza de que vamos chegar ao fim das negociações até outubro”.
Ainda restam nove meses para que o Reino Unido deixe a UE e três para encontrar um acordo com o bloco. Theresa May está sob intense pressão dos europeus e das empresas para que ela apresente uma solução. O responsável pelas negociações do Brexit de Bruxelas, Michel Barnier, reafirmou, antes da proposta de zona de livre-comércio, que havia muitas questões sem respostas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.