Topo

Eleição presidencial nas Maldivas tem vitória surpresa de candidato da oposição

23/09/2018 17h19

O candidato da oposição, Ibrahim Mohamed Solih, obteve uma inesperada e surpreendente vitória na eleição presidencial nas Maldivas, de acordo com resultados oficiais divulgados neste domingo (23). Faltando a apuração de apenas 27.000 votos, Solih liderava a disputa por 34.000 votos contra o autoritário presidente Abdulla Yameen, segundo os resultados publicados pela imprensa local.

“É um momento de felicidade e de esperança. O povo decidiu”, declarou Ibrahim Mohamed Solih à imprensa em Malé, capital das Maldivas. “A mensagem é clara e forte: o povo das Maldivas quer mudança, paz e justiça. Gostaria de pedir ao presidente Yameen que aceite a vontade do povo e que inicie uma transição tranquila, como está previsto na Constituição”, completou.

A oposição avalia que Solih, chamado de Ibu, conquistou 63% dos votos. Já o campo do atual presidente ressaltava, no fim deste domingo, que os resultados das urnas em bairros favoráveis a Yameen ainda não haviam sido contabilizadas. “Se perdemos ou ganhamos, nosso partido irá respeitar a decisão do povo maldívio”, afirmou Ahmed Nihan, presidente do grupo parlamentar do Partido Progressista das Maldivas (PPM), no Twitter.

Este país insular de 400 mil habitantes se tornou palco da rivalidade de dois grandes países. O aliado tradicional Índia e a China, que apoia os projetos de infraestrutura do presidente Yameen.

Atual presidente mandou prender opositores

O atual chefe de Estado mandou prender muitos opositores, incluindo o antigo presidente Maumoon Abdul Gayoom (que é meio irmão de Yameen), com acusações que vão desde terrorismo até corrupção. Durante a campanha, a oposição e organizações internacionais criticaram a falta de transparência e as medidas de repressão durante o processo eleitoral.

A ONG Transparency Maldives (TM), uma das poucas a ter conseguido autorização para observar a eleição, confirmou a vitória da oposição. “Nossos resultados baseados em uma contagem rápida indicam que Ibrahim Mohamed Solih venceu a eleição presidencial com uma margem considerável”, diz um comunicado divulgado pela ONG, que também pede uma “transição pacífica do poder”.

O país está sob tensão desde fevereiro, quando o presidente Yameen instaurou um estado de emergência para anular uma decisão da Suprema Corte que suspendia as condenações de nove dirigentes da oposição, entre eles o ex-presidente Mohamed Nasheed, primeiro chefe de Estado eleito democraticamente nas Maldivas.