Presidente ucraniano anuncia fim da lei marcial contra a Rússia
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou nesta quarta-feira (26) o fim da lei marcial adotada no final de novembro em várias regiões fronteiriças ucranianas após o confronto marítimo com a Rússia em frente à costa da península anexada da Crimeia.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou nesta quarta-feira (26) o fim da lei marcial adotada no final de novembro em várias regiões fronteiriças ucranianas após ..."Hoje às 14h (10h no horário de Brasília), a lei marcial chega ao seu fim", informou Poroshenko em uma reunião com autoridades militares transmitida pela televisão.
Em 25 de novembro, a Marinha russa abordou três navios ucranianos na costa da Crimeia e fez seus 24 marinheiros prisioneiros, acusando-os de entrar ilegalmente em suas águas territoriais.
Este foi o primeiro confronto militar aberto entre os dois países desde a anexação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia, em 2014, e do início, no mesmo ano, do conflito no leste da Ucrânia entre as forças do governo e separatistas pró-russos.
Após o incidente marítimo, Poroshenko acusou a Rússia de reforçar drasticamente suas forças militares na fronteira e evocou a ameaça de uma "guerra total".
Além disso, Kiev e os países ocidentais acusam a Rússia de apoiar militarmente os separatistas do leste ucraniano, o que Moscou nega.
(Com informações da AFP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.