Topo

França: estação de esqui registra epidemia de sarampo em plena temporada

09/02/2019 08h55

Desde janeiro, 18 casos de rubéola foram notificados na estação de esqui de Val Thorens, no sudoeste da França. Por falta de adesão à vacina, os casos estão em alta em toda a região, onde outras 12 pessoas foram contaminadas.

Os doentes são, na maior parte, jovens adultos que trabalham na temporada de esqui da estação, que vai até março, segundo a ARS (Agência regional da Saúde). Os pacientes não tiveram complicações, disse o clínico-geral Alexis Rabouteau, em entrevista ao canal de TV France 3.

Segundo ele, pelo menos dez pessoas se vacinaram em seu consultório na cidade desde que os casos foram confirmados. A recomendação foi feita pela prefeitura de Val Thorens e inclui os turistas que estão passando férias no local e não estejam imunizados.

O sarampo é uma doença potencialmente grave, que provoca erupções na pele, tosse e febre moderada. O vírus é transmitido pela saliva e pode ser mortal se for contraído por pessoas debilitadas ou portadoras de doenças crônicas.

Falta de vacina

Desde 2017, as autoridades francesas constataram um aumento do número de casos da doença. Em 2018, 2.800 pessoas foram contaminadas e três morreram. O motivo desse aumento é a falta de adesão à vacinação, que se tornou obrigatória para todas as crainças francesas apenas em janeiro de 2018.

O número de casos de sarampo subiu para mais de 30% no mundo em 2017 em relação a 2016. A doença provocou 110 mil mortes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).