Topo

Crise na Caxemira: Paquistão fecha espaço aéreo e dezenas de voos são desviados

27/02/2019 09h25

O Paquistão fechou nesta quarta-feira (27) e "até segunda ordem" seu espaço aéreo, anunciou a Autoridade da Aviação Civil (CAA). A medida, adotada depois que Islamabad afirmou ter derrubado dois aviões das forças armadas indianas, provocou o desvio ou o cancelamento de dezenas de voos comerciais. A Índia, por sua vez, indicou que derrubou um avião paquistanês e que teve um caça abatido.

O Paquistão fechou nesta quarta-feira (27) e "até segunda ordem” seu espaço aéreo, anunciou a Autoridade da Aviação Civil (CAA).

A Autoridade da Aviação Civil paquistanesa anunciou oficialmente o fechamento de seu espaço aéreo pelo Twitter. Uma fonte do exército paquistanês afirmou que a decisão foi tomada "devido às circunstâncias" atuais de crise na Caxemira, entre a Índia e o Paquistão

Uma fonte da CAA, indicou que todas as companhias aéreas receberam instruções para "suspender suas operações no Paquistão até segunda ordem". Na Índia pelo menos cinco aeroportos foram fechados e diversos voos foram cancelados, de acordo com fontes do setor que pediram anonimato. A Autoridade de Aviação Civil indiana não fez nenhum comentário até o momento.

O aplicativo para ver a rota de voos ao vivo Flightradar24 mostrava às 8h da manhã (pelo horário de Brasília) desta quarta-feira quase nenhum tráfego no espaço aéreo paquistanês. O mesmo cenário foi observado do lado indiano, na fronteira com o Paquistão.

O porta-voz da Associação Internacional de Transporte Aéreo não sabe indicar com precisão quantos voos comerciais são afetados. Mas indicou que a rota de 220 aviões, provenientes da Europa e com destino ao sudeste asiático, passam normalmente cada dia pelo espaço aéreo paquistanês. Rotas alternativas estão sendo disponibilizadas para os voos afetados.

Agravamento da tensão

O exército do Paquistão anunciou nesta quarta-feira que derrubou dois aviões indianos que invadiram seu espaço aéreo. Um dos caças caiu no lado indiano da Caxemira e o outro do lado paquistanês. Dois pilotos indianos foram capturados. Um deles ficou ferido e foi levado para o hospital, segundo o exército.

A Índia confirmou até agora a perda de apenas um Mig-21. New Déli também informou que derrubou um caça paquistanês na disputada região da Caxemira, que caiu no território paquistanês da fronteira.

A tensão entre os dois países aumentou desde o atentado suicida na Caxemira indiana, que matou 40 paramilitares no último dia 14 de fevereiro. O ataque foi realizado por um grupo radical islâmico baseado no Paquistão.