Topo

Rússia corta cenas gays de filme sobre Elton John, que condena a "censura"

01/06/2019 09h52

O cantor Elton John criticou neste sábado (1º) a decisão da distribuidora na Rússia de censurar cenas de sexo gay no filme sobre sua vida, "Rocketman", que entrará em breve em cartaz. A companhia confirmou ter realizado as modificações e evocou "razões legais".

"Rejeitamos da maneira mais enérgica a decisão de censurar 'Rocketman' no mercado russo", afirmou o artista, em um comunicado publicado no Twitter. "O fato de a distribuidora local ter considerado necessário editar certas cenas (...) é um triste reflexo sobre o mundo dividido no qual ainda vivemos e de como o amor entre duas pessoas ainda pode ser tão cruelmente inaceitável", completou.

A distribuidora na Rússia do filme biográfico censurou cenas de amor homossexual e de consumo de drogas, segundo os críticos que assistiram a uma exibição nesta sexta-feira (31) em Moscou. "Todas as cenas de beijos, amor ou sexo oral entre homens foram cortadas", escreveu no Facebook o crítico de cinema russo Anton Doline, qualificando de "flagrantes" alguns dos cortes.

Apresentada no Festival de Cannes, "Rocketman" conta a ascensão de Elton John, um dos primeiros cantores abertamente gay, e sua luta contra os vícios (drogas, sexo, álcool). A empresa que distribui o longa na Rússia, Central Partenership, confirmou à agência estatal TASS que fez as mudanças para "respeitar as leis russas".

Lei contra "propaganda homossexual"

Desde 2013, uma lei pune com multa ou prisão qualquer ato de "propaganda" homossexual ante menores. No entanto, não está claro se isso se aplica ao filme, que será proibido para menores de 18 anos quando estrear na Rússia, na próxima semana.

O ministro russo da Cultura, Vladimir Medinski, desmentiu que sua pasta tenha sido responsável pelos cortes, argumentando que "tudo é decidido pela distribuidora", segundo a agência Ria Novosti.

Outros filmes com cenas de amor homossexual, entre eles Bohemian Rapsody, sobre o vocalista do Queen, Freddy Mercury, já foram exibidos na Rússia sem cortes. Elton John é popular no país, onde se apresentou pela primeira vez em 1979, durante a época soviética. No entanto, o cantor se mostrou crítico às leis russas, consideradas discriminatórias para os homossexuais.

Com informações da AFP