Topo

Alemanha registra primeiro caso de variante do coronavírus encontrada no Brasil

22/01/2021 13h45

Um primeiro caso da variante do coronavírus identificada inicialmente em território brasileiro foi encontrada pela primeira vez na Alemanha. O paciente, que testou positivo na quinta-feira (21), quando voltava de uma viagem ao Brasil, segundo informações de autoridades do estado de Hesse, no oeste do país, nesta sexta-feira (22).

O ministro alemão regional de Assuntos Sociais, Kai Klose, afirmou que a pessoa contaminada chegou ao país por avião.

Diversas variantes detectadas no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil preocupam a comunidade internacional há semanas, pela sua alta transmissibilidade e por colocar em questão a eficácia das vacinas. Especialmente a mutação chamada E484K, encontrada nas variantes brasileira e sul-africana

A variante que apareceu no Brasil também foi detectada no Japão, em quatro pessoas vindas do pais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A virologista Sandra Ciesek, uma das cientistas alemãs mais reconhecidas sobre o novo coronavírus, indicou que o Hospital Universitário de Frankfurt informou na quinta-feira (21) que uma pessoa infectada e assintomática estava a bordo de um voo proveniente do Brasil.

O sequenciamento detalhado do teste ainda está em curso, precisou. A Alemanha também já registrou em seu território casos isolados das chamadas mutações britânica e sul-africana do coronavírus.

O país ultrapassou nesta sexta-feira (22) a barra de 50.000 mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia.