Conteúdo publicado há 1 mês
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ficha de Lula para crise climática caiu, mas país precisa de mais

A ficha do presidente Lula (PT) caiu e agora é o momento de agir para endurecer a legislação ambiental e pensar na autoridade nacional de segurança climática, disse o colunista Kennedy Alencar no Análise da Notícia desta terça-feira (14).

O que o governo está fazendo até o momento é reagir. Há uma reação ao desastre natural, porque o governo precisa agir. Está em debate no Ministério do Meio Ambiente o redesenho da autoridade nacional de segurança climática, que estava parada no Congresso Nacional e não estava andando. Estava parada antes desse desastre, e agora o governo quer remodelar.

A ficha do Lula, pelo que apurei nos últimos dois dias, me parece que caiu. Parece que ele entendeu que é um problema que não vai passar, mas que veio para ficar. Algumas regiões do Brasil vão enfrentar desastres de natureza diferente, como a seca. É uma responsabilidade de todos os governantes.

A palavra dele, por exemplo, de tentar articular uma operação política para aprovar a autoridade nacional de segurança climática no Congresso é fundamental. Ele pode conversar com Lira e Pacheco e falar: 'Pessoal, estão vendo o que está acontecendo'. A gente precisa disso. A gente precisa ter alguém e uma estrutura prevendo mudanças no clima.

Além dessa reação, Lula pode articular o endurecimento das normas ambientais.

Tinha gente no Congresso discutindo afrouxar reserva legal na Amazônia [...] Com o desmatamento legal e permitido, o Cerrado está acabando. Isso compromete nossas nascentes. Isso vai ter impacto para próxima geração. Não dá mais para ter uma reserva legal de 20%.

Como a ficha do presidente caiu, ele agora deve agir.

Lula pode muito. A ficha dele caiu. Ele está reagindo até o momento, mas precisa agir. O que seria uma ação? Vamos criar a autoridade nacional de segurança climática? É importante? Que autonomia ela vai ter? Vai ser um ministério? Estará alojado no Meio Ambiente? Onde isso está?

***

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes