Cia Curta com Teatro extrapola limites do palco em programação franco-brasileira online
Com a temporada 2020 pronta, repleta de apresentações marcadas no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, mas também em escolas públicas e locais como instituições para cegos e surdos, ou ainda no Solar Meninos de Luz, nas Comunidades Cantagalo e Pavão Pavãozinho, a Companhia Curta com Teatro viu seus planos alterados pela chegada da crise sanitária, em março. Para driblar a situação, o grupo se reinventou com dramaturgia própria, no formato de vídeos de um minuto, como conta sua diretora artística, Hissa de Urkiola.
No programa do primeiro semestre de 2020, a companhia, que desde 2013 se apresenta no centro cultural do Forte de Copacabana, havia previsto a montagem da comédia francesa "Amor e Piano" de Georges Feydeau, e, no segundo semestre, a comédia brasileira "Como me Diverti" da série Teatro a Vapor do célebre autor Artur Azevedo. Como todos sabemos, nenhuma encenação foi possível na era do novo coronavírus, em todo o planeta.
"A ideia inicial do Curta com Teatro começou aqui em Paris, por volta de 2003", diz a diretora artística do grupo, a atriz Hissa de Urkiola. "Era um formato variado, com curtas-metragens que a gente mesmo fazia e escrevia, ou pegávamos textos existentes, músicas, improvisação, como aqueles antigos saraus do século XIX, Sarah Bernhardt, nesse estilo", relembra. "Transpusemos o conceito para o Forte de Copacabana em 2013. Achei o lugar maravilhoso, e integramos a programação cultural do local que é muito interessante, com dança, literatura, orquestra. Nós viemos contribuir com teatro e cinema", afima Urkiola.
A pouco mais de um mês da estreia, em 2020, foi anunciada a pandemia Covid-2019. A Companhia Curta com Teatro continuou se reunindo online e sentiu a necessidade de reiterar sua missão de "disseminar a cultura para alicerçar a paz". A equipe criou um programa de vídeos online, divulgados no canal youtube do Curta com Teatro, com um minuto de duração, lançados uma vez por semana, sempre às terças-feiras, às 11h.
Teatro online?
Cada ator da Companhia Curta com Teatro cria um vídeo por mês, "sempre com uma reflexão positiva". A temporada online foi ao ar no dia 16 de junho com "Paz Coletiva & Paz Individual," de Hissa de Urkiola, uma reflexão sobre a necessidade de conquistar diariamente a paz individual, para manter uma boa imunidade sempre. Todo o trabalho está sendo orquestrado pelo designer Reichan Calheiros, que assina a criação da vinheta, da logo, a edição de todos os vídeos e toda a técnica especializada na mídia youtube. Hissa é responsável pelas legendas em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e japonês, com a supervisão de Andrea Valdes, Angela Peçanha, Beatrix Magdalena, Guy Fouché e Jéssica Maki.
"Nosso trabalho agora ultrapassa as fronteiras de tempo e espaço ! Os vídeos podem ser vistos a qualquer momento e em qualquer lugar!", diz a diretora artística. "O projeto é patrocinado por empresas francesas e brasileiras. Metade da programação é brasileira e metade é francesa. Quando o filme é francês, a peça é brasileira, e vice-versa", conta. "Fizemos um trabalho que é sem limites de tempo ou espaço, e o retorno das pessoas é muito gostoso", diz a atriz e diretora.
Os vídeos estão disponíveis no canal do Curta com Teatro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.