Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão de casos de Covid na Alemanha leva Munique a cancelar tradicional feira de Natal

Mercado de Natal em Munique, na Alemanha - Divulgação/Monica Garduno/Prefeitura de Munique
Mercado de Natal em Munique, na Alemanha Imagem: Divulgação/Monica Garduno/Prefeitura de Munique

16/11/2021 14h11

Todos os anos, a tradicional feira de Natal da cidade alemã de Munique atrai mais de dois milhões de visitantes. Mas devido ao "crescimento exponencial" dos contágios de Covid-19 na Alemanha, o prefeito Dieter Reiter decidiu nesta terça-feira (16) cancelar o evento.

Munique é a primeira grande cidade alemã a tomar uma medida tão drástica este ano, diante da preocupante nova onda da pandemia que afeta a Alemanha. A cidade de 1,5 milhão de habitantes é capital da Baviera, no sudeste do país, que é uma das regiões mais afetadas pelo aumento de casos.

"É uma notícia amarga", mas "a situação dramática nos hospitais e o crescimento exponencial do número de contágios não me deixam alternativa", declarou o prefeito da segunda maior cidade alemã em um comunicado.

Ele justificou a decisão pela vontade de não enviar um "sinal negativo" neste momento em que os hospitais de Munique enfrentam "uma situação catastrófica", saturados pela alta de internações. A feira de Natal da cidade deveria ser inaugurada em 22 de novembro.

Feira de Natal de Nuremberg mantida

Já a cidade de Nuremberg, no norte da Baviera, decidiu manter sua feira de Natal. Mas para organizar o evento, mundialmente conhecido, o município preferiu descentralizar a feira e realizá-la em quatro locais diferentes, numa tentativa de evitar uma grande concentração de pessoas. A abertura está marcada para 26 de novembro.

A Alemanha, como outros países do leste da Europa, enfrenta uma explosão de infecções pela Covid-19 provocada, principalmente, por uma taxa de vacinação inferior aos objetivos do governo. Atualmente, 67,6% da população alemã está completamente imunizada.

Na Baviera, a taxa de incidência da Covid nos últimos sete dias é de mais de 500 casos por 100 mil habitantes, em uma situação um pouco melhor do que as regiões de Saxe e Turíngia, que registram um número de contaminações superior.

Em toda a Alemanha, a taxa de incidência semanal registrou um novo recorde nesta terça-feira, de 312 por 100 mil habitantes. Nas últimas 24 horas, foram detectadas 32.048 novas contaminações em todo o país, segundo dados do Instituto de Vigilância Sanitária Robert-Koch (RKI).

As feiras de Natal são uma tradição muito popular e antiga na Alemanha, e são organizadas em várias cidades em todo o país. No ano passado, todos os eventos natalinos foram cancelados por causa da pandemia de Covid-19.