Topo

EUA: Novo tiroteio deixa cinco mortos, incluindo uma criança de 8 anos, no Texas

30/04/2023 05h12

Cinco pessoas, incluindo uma criança de oito anos, todas de Honduras, foram mortas perto de Houston, Texas, anunciaram as autoridades locais, que estão procurando ativamente pelo suspeito. De acordo com os primeiros elementos fornecidos pelo xerife, o homem praticava tiro no seu jardim quando os vizinhos lhe pediram para parar o barulho durante a noite, para que um bebê pudesse dormir, o que o teria levado a apontar a arma contra eles.

Chamados a princípio por "assédio" e depois por disparos, durante a madrugada de sexta-feira (28) para sábado (29), os oficiais do condado de San Jacinto, no sudeste deste estado americano, encontraram quatro corpos já sem vida quando chegaram à casa. Quatro pessoas foram levadas ao hospital, incluindo uma criança de 8 anos, que também acabou morrendo.

Dos dez hondurenhos que estavam na casa, duas crianças foram encontradas vivas, escondidas sob os corpos de duas mulheres em um quarto. Todas as vítimas foram baleadas "como uma execução, principalmente na cabeça", relatou o xerife Greg Capers ao canal local da ABC, o KTRK. Quanto às duas mulheres mortas, "na minha opinião, elas estavam realmente tentando proteger os bebês", ele acrescentou.

O suspeito, que está foragido, é "um mexicano", identificado como Francisco Oropeza, informou o xerife em uma coletiva de imprensa transmitida pelo canal local KHOU 11. Ele "estava bebendo e teria dito: 'Eu faço o que eu quero no meu jardim'", de acordo com o policial.

"Exigimos que a lei seja aplicada"

O suspeito está sendo procurado, é alvo de um mandado de prisão e foi indiciado por homicídio. "Temos sua ficha do consulado mexicano", continuou o xerife ao KTRK, acrescentando que um sistema de segurança na casa das vítimas "o filmou se aproximando da porta da frente com uma arma".

Este novo assassinato causou grande comoção em Honduras, um pequeno país da América Central. "Exigimos que a lei seja aplicada com todo seu rigor à pessoa ou às pessoas responsáveis", publicou o ministro das Relações Exteriores de Honduras, Enrique Reina, no Twitter, oferecendo suas condolências às famílias das vítimas.

Série de ataques

Este novo ataque faz parte de uma trágica série de eventos semelhantes nos Estados Unidos, onde as armas de fogo causam cada vez mais estragos. No início deste mês, um adolescente negro foi baleado e ficou gravemente ferido após bater na porta errada de uma casa no Missouri.

No estado de Nova York, uma mulher de 20 anos foi baleada e morta depois de dirigir por engano na entrada de uma casa.

E, também no Texas, um homem abriu fogo contra team leaders (garotas líderes de torcida) depois que uma delas tentou abrir a porta de seu carro, que ela confundiu com seu próprio veículo.

Os Estados Unidos têm uma proporção de mais armas individuais do que habitantes, causa de mais de 130 mortes por dia, mais da metade dessas são suicídios.

(Com informações da AFP)