Homem que ameaçava autoridades com picareta e coquetel molotov é ferido pela polícia antes de jogo da Eurocopa

Um homem ameaçou atacar autoridades com uma picareta e um coquetel molotov em Hamburgo, antes do jogo entre Holanda e Polônia pela Eurocopa 2024, que aconteceu neste domingo (16). Ele foi baleado e ferido pela polícia e em seguida foi levado para um hospital.

Por enquanto "não há nenhum elemento que indique qualquer ligação entre o ataque" e o jogo, disse Thilo Marxsen, porta-voz da polícia local. O ataque ocorreu perto da avenida turística Reeperbahn, a pouco mais de um quilômetro da 'fanzone' instalada pelas autoridades.

Segundo o porta-voz, "o agressor saiu de uma cafeteria e ameaçou os policiais". As forças de segurança acabaram atirando e o "ferindo na perna", acrescentou. Hamburgo é uma das cidades onde estão são disputados os jogos da Eurocopa 2024.

A polícia alemã também anunciou neste sábado (15) que feriu mortalmente um cidadão afegão suspeito de agredir várias pessoas na noite de sexta-feira em Wolmirstedt, no leste do país. Uma pessoa morreu.

O suspeito atacou os participantes de uma festa privada, onde os convidados se reuniram para assistir ao primeiro jogo do torneio.   

O agressor, um afegão de 27 anos, inicialmente usou "um objeto semelhante a uma faca para agredir um cidadão afegão de 23 anos em um edifício, por razões ainda desconhecidas", disse a polícia. A vítima não resistiu aos ferimentos.   

Pouco depois das 21h, o suposto agressor entrou em uma propriedade particular e atacou outras três pessoas, ferindo gravemente uma mulher de 50 anos e um homem de 75 anos, além de um homem de 56 anos.

As três pessoas, de nacionalidade alemã, assistiam ao jogo de abertura do Eurocopa entre Alemanha e Escócia, segundo o diário Bild.     

Depois de fugir, "o agressor atacou uma equipe de urgentistas com um objeto semelhante a uma faca, e por isso os dois policiais usaram suas armas de fogo", segundo a polícia. O suspeito morreu mais tarde no hospital.   

Continua após a publicidade

"Atualmente, não há evidências de ato de motivação religiosa ou qualquer outra motivação", disse a polícia.  A Eurocopa de futebol na Alemanha, que termina dia 14 de julho, acontece sob um forte esquema de segurança.    

Atentado em Mannheim

No final de maio, um ataque a faca no centro de Mannheim, que tirou a vida de um policial de 29 anos e feriu outras cinco pessoas, causou comoção em todo o país.

O autor, um afegão de 25 anos que chegou à Alemanha em 2014, tinha atacado vários membros de um movimento anti-Islã na praça do mercado da cidade.

Desde então, a Alemanha estuda a possibilidade de retomar as deportações de criminosos para o Afeganistão, que estavam suspensas desde o retorno do Talibã ao poder, em agosto de 2021.

Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes