Turquia bloqueia acesso a Instagram, após denunciar censura a mensagens sobre morte de líder do Hamas

A Turquia bloqueou o acesso à rede social Instagram nesta sexta-feira (2), sem justificação oficial. A decisão surge após acusações de censura apresentadas por Ancara contra a plataforma norte-americana na sequência da morte do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em um ataque atribuído a Israel. Ancara, que apoia o movimento islâmico palestino, condenou o assassinato.

Desde a manhã de sexta-feira, os usuários do Instagram na Turquia não têm acesso à rede social. A decisão foi anunciada no site da Autoridade Turca de Tecnologia da Informação e Comunicação (BTK), sem mais detalhes.

O diretor de comunicações da presidência turca, Fahrettin Altun, criticou a plataforma na quarta-feira (31), dizendo que ela "impedia as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio de Haniyeh", que deve ser enterrado na sexta-feira no Qatar.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou um dia de luto nacional em memória de Ismail Haniyeh, morto na quarta-feira em Teerã em um ataque atribuído a Israel. O líder do Hamas mantinha uma de suas residências na Turquia, antes do ataque de 7 de outubro a Israel.

"Esta é uma tentativa de censura muito clara e óbvia", denunciou Fahrettin Altun na rede social X.

Leia tambémIrã ameaça Israel de represália após assassinato de líder do Hamas

Censura é comum na Turquia

Muitos usuários residentes na Turquia relataram na manhã de sexta-feira no X que não conseguiam atualizar o feed do Instagram, um bloqueio também observado por jornalistas da AFP.

A censura na Internet é comum no país, onde mais de 138 mil sites foram bloqueados só em 2022, conforme os últimos números disponíveis. Mas bloquear o Instagram pode ser negativo para o governo, já que a rede social é popular entre os jovens turcos. Para ser mantida, a decisão deverá ser confirmada por um juiz no prazo máximo de 48 horas.

Continua após a publicidade

Segundo a mídia turca, entre os 85 milhões de habitantes do país, o Instagram tem mais de 50 milhões de usuários na Turquia.

(RFI e AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes