Sem Mbappé e craques de peso, campeonato francês começa hoje com PSG x Havre
O início da nova temporada da Ligue 1, o campeonato francês, é tema de manchetes nesta sexta-feira (16). Depois do entusiasmo gerado pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com arquibancadas lotadas, os comentaristas questionam se os clubes franceses conseguirão encher os estádios na temporada 2024-2025, mesmo sem novos craques de renome internacional e com um campeonato mais fraco do que os de vizinhos europeus.
Sem Kylian Mbappé, agora no Real Madrid, o Paris Saint-Germain (PSG) faz o jogo de estreia da Ligue 1 contra o Havre, nesta sexta. O técnico Luis Enrique conta com nomes já presentes na temporada passada, como os atacantes Gonçalo Ramos, Ousmane Dembelé e os zagueiros brasileiros Marquinhos e Beraldo, ex-São Paulo.
Entre as contratações do clube 12 vezes campeão nacional, dois jovens meio-campistas são promissores: o brasileiro Gabriel Moscardo, ex-Corinthians, e o volante português João Neves, ex-Benfica. Também chegaram o zagueiro equatoriano Willian Pacho e o goleiro russo Matvey Safonov.
O L'Équipe faz a sua previsão de favoritos ao título. O PSG continua na dianteira das apostas, seguido por Monaco, Olympique de Marselha, Lyon e Lille. Para o maior jornal esportivo francês, "o campeonato começa cheio de promessas e problemas", depois das dificuldades enfrentadas pela liga para vender os direitos de TV até mesmo no país.
A compra dos direitos domésticos de transmissão só foi acertada um mês antes do início do torneio, por um valor que é metade do que pretendia a liga. Um canal de streaming ficou com a principal fatia do contrato e está cobrando caro para o bolso dos torcedores de todos os clubes. Revoltados com os preços altos dos ingressos nos estádios e da assinatura para assistir às transmissões dos jogos, as torcidas se uniram nas redes sociais para pedir o boicote do campeonato.
Contratações até o final do mercado
Le Parisien informa que Luis Enrique ainda aguarda a chegada de novos jogadores. A transferência do meia Désiré Doué, do Rennes, que também era cobiçado pelo Bayern de Munique, foi concluída, aponta a imprensa francesa.
Segundo o diário, o técnico do PSG também estuda emprestar o brasileiro Gabriel Moscardo, de 18 anos. "Sabemos que ele tem um futuro muito brilhante, mas queremos que nossos jovens evoluam com o tempo de jogo e veremos o que há de melhor para ele", declarou Luis Enrique ao Le Parisien.
Os atacantes Jadon Sancho, do Manchester United, e Rayan Cherki, do Lyon, também estão na mira do PSG até o final do mercado de transferências.
A Ligue 1 começa com 15 brasileiros distribuídos entre nove equipes diferentes. Marquinhos, Beraldo e Gabriel Moscardo no PSG; Caio Henrique e Vanderson no Monaco; Luis Henrique, no Olympique de Marselha; Abner, Adryelson e Lucas Perri no Lyon; Alexsandro e Ismaily no Lille; Douglas Augusto no Nantes; Dante no Nice; Andrey Santos no Strasbourg e Jubal no time de Auxerre.
Deixe seu comentário