Poluição em Nova Délhi leva ao fechamento de escolas e atrapalha o trânsito

A poluição atmosférica na capital indiana, Nova Délhi, atingiu nesta segunda-feira (18) níveis 60 vezes superiores às normas internacionais, levando ao fechamento de escolas e restrições ao tráfego.

A metrópole de 30 milhões de habitantes enfrenta picos de contaminação provocados pela fumaça das fábricas, o tráfego e as queimadas agrícolas sazonais.

Os níveis de poluentes PM2.5 - as micropartículas que podem causar câncer e entram na corrente sanguínea pelos pulmões - alcançaram nesta segunda-feira uma medição de 907, segundo a agência de monitoramento IQAir.

Esse nível é 60 vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Meus olhos arderam nos últimos dias", comentou Subodh Kumar, um motorista de táxi. "Não podemos ficar em casa. Nosso sustento, nossa comida e nossa vida, tudo está ao ar livre", disse.

Várias restrições foram adotadas pelas autoridades da cidade "para evitar uma maior deterioração" na qualidade do ar.

Suspensão das aulas presenciais

A prefeitura de Nova Délhi ordenou a suspensão das aulas presenciais em quase todos os colégios. As escolas de ensino fundamental já estão fechadas desde a semana passada e as crianças acompanham as aulas à distância.

 As obras públicas também foram paralisadas e a circulação de veículos pesados e carros mais poluentes estão restritas. O governo pediu que crianças e idosos, assim como pessoas com problemas pulmonares e cardíacos, "permaneçam dentro de casa o tempo todo".

Continua após a publicidade

Muitos habitantes da capital indiana não têm recursos para comprar purificadores de ar e vivem em casas mal ventiladas.

Nova Délhi e sua região metropolitana têm mais de 30 milhões de habitantes. A queda das temperaturas e os ventos mais fracos no inverno (de meados de outubro a janeiro) intensificam a contaminação do ar, que retém partículas perigosas nesta época do ano.

Em outubro, a Suprema Corte da Índia determinou que o ar limpo é um direito humano fundamental e ordenou que os governos central e estaduais adotem medidas a respeito.

Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes