Topo

PSB destaca "prefeito de carreira" no programa de TV

Raphael Di Cunto

Em São Paulo

12/04/2012 18h21

Com o mote "quem conhece a forma do PSB governar, aprova", o partido mostrará, no programa partidário que será transmitido por rádio e TV na noite desta quinta-feira (12), um "prefeito itinerante" do partido, que muda de cidade em cidade para escapar do limite de reeleição e fazer carreira como prefeito. O pano de fundo do programa, visto antecipadamente pelo Valor, é a eleição municipal de outubro.

Ao divulgar projetos de cidades administradas pelo partido, o programa destaca Yves Ribeiro (PSB), que, segundo a propaganda, é o prefeito com mais mandatos consecutivos do país e já foi "eleito e reeleito prefeito de Itapissuma, Igarassu e agora está exercendo o segundo mandato na cidade de Paulista", todas cidades de Pernambuco, Estado governado pelo presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

Esse tipo de prefeito concorre em cidades vizinhas para escapar do limite, imposto pela Constituição Federal, de uma reeleição consecutiva para prefeito, governador ou presidente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem jurisprudência sobre o tema. Embora não costume avaliar a eleição para prefeituras distintas como reeleição, em 2010 a Corte cassou o mandato do prefeito de Valença (RJ), Vicente de Paula de Souza Guedes (PSC), que foi eleito seis meses depois de deixar o cargo na cidade ao lado, Rio das Flores (RJ).

O programa nacional do PSB mostra outros dois prefeitos do partido, Márcio Lacerda (Belo Horizonte) e Luciano Ducci (Curitiba), que estão entre os melhor avaliados do país e tentarão a reeleição este ano.

Ambos pregaram no programa "o modo do PSB de governar", que não adota "a velha prática política" de desfazer as gestões de outros partidos. "Continuidade com avanço. Mantivemos e melhoramos todos os programas bem sucedidos, sem mudar, nem mesmo, o nome", afirma Lacerda. Os dois administram a capital de Estados governados pelo PSDB e têm parcerias com o governo federal do PT.

A propaganda partidária da legenda que vai ao ar à noite mostra também a deputada federal Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo pelo PT entre 1989 a 1992 e que é um possível nome para disputar a prefeitura de novo, caso o partido não feche com PT ou PSDB.

Dos seis governadores do PSB, apenas o do Ceará, Cid Gomes, apareceu no vídeo, de dez minutos. O irmão dele, Ciro Gomes, que foi convencido a deixar a disputa pela Presidência da República em 2010 e pretende concorrer novamente, não participa do programa. Eduardo Campos, que também articula sua eleição para presidente, falou por três vezes.