Josias: Discurso de Lula no Brics lança fritura à distância de Maduro

Em seu discurso por vídeo na cúpula do Brics, Lula reforçou o questionamento ao governo de Nicolás Maduro e possíveis entraves à entrada da Venezuela no bloco econômico, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta quarta (23).

Embora a participação da Venezuela no Brics seja vista com simpatia por alguns membros, Lula sinaliza que será contrário à entrada do país vizinho no bloco. O Brasil insiste para que todas as decisões do grupo sejam tomadas em consenso.

Lula foi beneficiado pela ausência e lançou uma nova modalidade culinária: a fritura à distância.

Ele fritou o Nicolás Maduro sem tocar nele. Lula terceirizou ao profissionalismo do Itamaraty o manuseio da frigideira e deixou bem passada aquela pretensão da Venezuela de se integrar ao Brics.

A despeito do veto informal que foi imposto ao Maduro, a palavra democracia não aparece no discurso do Lula. Nem poderia; hoje, o bloco está apinhado de ditaduras. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias classificou o discurso de Lula como "adequado", mas ressaltou que diversos pontos da fala do petista dificilmente terão efeito prático.

Foi um discurso de bom tamanho, mas muita platitude. Está tudo bem posto, mas não leva a lugar algum.

Coisas como esse pedido de paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza, o apelo à revitalização do multilateralismo, uma defesa do uso de moedas alternativas ao dólar, cobrança daquele calote ambiental de US$ 100 bilhões que os países ricos deram nas nações pobres...

O Brics hoje tornou-se uma associação de nações que, a pretexto de representar o chamado sul global, está servindo de fachada para que a China —com o aval da Rússia— recorra a estratagemas para atingir seus subterfúgios comerciais e geopolíticos na briga que trava com a União Europeia e, sobretudo, os EUA. Josias de Souza, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes