Topo

Berzoini já comanda articulação política e faz reunião sobre CPI

31/03/2014 18h32

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que assume a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) nesta terça-feira, 1º de abril, já iniciou as articulações políticas do governo com o Congresso e conduzirá no início da noite desta segunda-feira, 31, uma reunião no Palácio do Planalto com líderes de bancada no Congresso.

O encontro debaterá, essencialmente, a estratégia do governo para tentar retirar assinaturas de apoio à criação de uma CPI no Senado para investigar a Petrobras. Berzoini, inclusive, já tratou do assunto diretamente com a presidente Dilma Rousseff e outros lideres petistas, segundo apurou o Valor PRO -- serviço de informação em tempo real do Valor.

Dilma troca 13 de 39 ministros em 2014

Conheça os novos ocupantes e a distribuição de cargos por partido no último ano de mandato da presidente

PMDB perde força

Também deverá ser debatida, na reunião, a sugestão do PT para ampliar a CPI da Petrobras, caso seja instalada, com investigação de denúncias sobre Alstom, Cemig e o porto de Suape ? associadas a governos estaduais do PSDB e PSB, principais partidos oposicionistas à presidente Dilma Rousseff na disputa eleitoral de outubro.

No Senado, três integrantes de partidos da base de apoio ao governo subscreveram o requerimento: Sérgio Petecão (PSD-AC), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Clésio Andrade (PMDB-MG). No total, foram coletadas 29 assinaturas, duas a mais que o necessário para a criação da CPI.

De saída do cargo de titular da articulação política do governo, a ministra Ideli Salvatti não participará do encontro comandado por Berzoini, segundo informou sua assessoria. A petista assume, amanhã, a Secretaria de Direitos Humanos em substituição a Maria do Rosário, que reassumirá mandato na Câmara e se dedicará às eleições.