Topo

Planalto anuncia novo ministro do Desenvolvimento Agrário

Pepe Vargas (PT-RS) será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma - AgBr
Pepe Vargas (PT-RS) será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma Imagem: AgBr

Do UOL, em São Paulo

09/03/2012 19h46Atualizada em 09/03/2012 22h16

No início da noite desta sexta-feira (9), o Palácio do Planalto informou que o ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence (PT-BA), está deixando o cargo. Quem assume seu lugar é o também deputado federal Pepe Vargas (PT-RS). Florence estava à frente do ministério desde o início do governo Dilma, em janeiro de 2011.

O novo ministro é médico, foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e prefeito de Caxias do Sul (RS) por duas vezes: eleito em 1996 e reeleito em 2000. Como deputado estadual atuou nas Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Pepe é filiado ao PT desde 1981 e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

Veja as mudanças nos ministérios de Dilma

Deputado federal pelo PT da Bahia, Florence deve voltar ao Congresso, onde tem mandato até 2014.

A data de posse do novo ministro não foi divulgada.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem por competências a reforma agrária e reordenamento agrário, regularização fundiária na Amazônia Legal, promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e das regiões rurais e a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos.

Leia a íntegra da nota:

O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social. Assumirá o Ministério o deputado Pepe Vargas.

A presidenta Dilma Rousseff agradece os inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua estima e total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar. A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública.