PUBLICIDADE
Topo

Músicos da PM tocam para moradores de Teresina e Natal em quarentena

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, de Maceió

05/04/2020 20h38

Moradores de Teresina e Natal foram surpreendidos por músicos da Polícia Militar dos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte tocando para alegrar as pessoas que estão em quarentena devido à pandemia da covid-19. Os governos dos dois estados decretaram situação de emergência proibindo aglomerações para que diminua a incidência do coronavírus no Brasil e orientam que as pessoas não saiam de casa.

A covid-19 já matou 486 brasileiros e 11.130 pessoas estão infectadas com o coronavírus, que causa a covid-19, segundo dados de hoje do Ministério da Saúde. No Piauí, de acordo com o boletim divulgado ontem, quatro pessoas morreram em decorrência da covid-19; 24 pessoas estão infectadas e há 293 casos suspeitos da doença. Já no Rio Grande do Norte, sete pessoas morreram com covid-19; 242 pessoas estão infectadas com o coronavirus e há 2.354 casos da doença suspeitos, segundo boletim divulgado hoje.

No Piauí, a ação foi realizada por oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Eles usaram a escada magirus de um dos veículos dos Bombeiros para o subtente Tenório, da banda de música da PM, subir ao alto e tocar músicas, como "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e ainda hinos do estado e de times como o Flamengo. O local escolhido foi a avenida Raul Lopes, que concentra a maior parte dos prédios da cidade. Ao ouvirem as músicas, as pessoas saíram para as varadas e janelas para assistir ao espetáculo.

Projeto Retreta 190

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte teve uma ideia parecida com a do Piauí. Todas as sextas-feiras, a banda da corporação, regida pelo tenente Mota, visita um bairro diferente. O projeto vai ocorrer durante todo o período de quarentena.

A banda se posiciona próximo a prédios e condomínios para tocar músicas. O Retreta 190 começou nos bairros Tirol e Petrópolis, na zona leste de Natal, com a banda tocando e andando pelas ruas vazias dos bairros, mas as sacadas dos prédios ficavam repletas de moradores.

Os músicos tocaram músicas religiosas, clássicos de Luiz Gonzaga, dos Beatles e de cantores como Roberto Carlos, Elba Ramalho, entre outros.

Moradores dos prédios se divertiram ao ouvir a banda da Polícia Militar. Muitos saíram para as sacadas e aplaudiram. "Ao ouvirem o hino do Brasil muitos se emocionaram e cantaram", disse a PM.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte afirma que a ação serve para aliviar a tensão dos moradores, que estão há dias sem poder sair de casa para evitar serem infectados pelo coronavírus e contrair covid-19.

"O agradecimento de uma corporação engrandecida pelo povo que tem. Muito obrigado", disse um policial usado o som de um dos carros da Polícia Militar.

Cotidiano