Topo

Kennedy Alencar: "Bolsonaro é responsável por mortes na pandemia; Moro matou Lava Jato"

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 17h44

"O presidente Jair Bolsonaro é responsável, sim, por mortes que poderiam ter sido evitadas na pandemia. Toda a conduta dele no combate à covid-19 contribuiu para espalhar o coronavírus mais intensamente no país".

A análise é de Kennedy Alencar, em sua coluna em vídeo desta sexta-feira (5). Ao argumentar, o jornalista elenca posturas adotadas pelo presidente ao longo da pandemia.

"Bolsonaro é crítico da máscara e a usa raramente. Provoca aglomerações sem preocupação, o que é um mau exemplo para os cidadãos. Sabotou a quarentena de estados e municípios, criando um falso dilema entre preservar empregos e salvar vidas. Recomendou medicamentos ineficazes e até perigosos contra a covid-19. Portanto, os apelidos de Capitão Cloroquina, Capitão Corona e Genocida são precisos para descrever a forma como Bolsonaro respondeu à maior crise sanitária do planeta em um século".

Kennedy também critica a atuação do ex-juiz Sergio Moro à frente dos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, entre abril de 2014 e novembro de 2018, quando pediu exoneração para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

"Novas mensagens de integrantes da Lava Jato mostram que o então juiz Sergio Moro combinou com o Ministério Público uma estratégia para condenar o ex-presidente Lula. O nome disso é corrupção do processo judicial", afirma.