Técnica de enfermagem é demitida após usar seringa vazia em vacinação
Uma técnica de enfermagem que atuava em Votuporanga (SP), cidade a 520 km de São Paulo, foi demitida após ser flagrada usando uma seringa vazia na aplicação da vacina contra o novo coronavírus em um idoso. Um vídeo mostrando a ação viralizou em aplicativos de mensagens.
Na gravação, que dura 53 segundos, é possível acompanhar o momento que uma idosa recebe a vacina dentro do carro. "Obrigada, Deus", comemora a paciente.
A mulher que grava o vídeo pede para que a técnica de enfermagem mostre a seringa. "Tomou tudinho, gente, olha lá", narra.
Em seguida, a profissional da saúde dá a volta no carro para vacinar o idoso que estava ao volante. Ela insere a agulha no braço do homem e aperta a seringa que está vazia. A gravação termina com a técnica de enfermagem dizendo "prontinho".
Consequências
O caso foi no último dia 4 de março, mas o assunto só veio à tona ontem. A Secretaria de Saúde do município informou em nota que o caso é isolado e que todas as providências já foram tomadas.
"No mesmo dia, uma equipe de saúde aplicou a dose no idoso e um boletim de ocorrência foi registrado", diz o comunicado.
A técnica de enfermagem era contratada pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Votuporanga. A OSS esclareceu que a profissional foi demitida no mesmo dia do ocorrido.
"Informamos ainda que o Ministério Público já foi notificado para que faça a apuração do caso de forma transparente e siga com as medidas de acordo com o previsto pela lei", acrescenta a Organização Social.
Diante do ocorrido, a Secretaria da Saúde alegou ter reforçado as orientações à equipe e determinou um novo protocolo de vacinação. "O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento", detalha a pasta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.