Ao VivoCUT, MST e UNE realizam manifestações em defesa da Petrobras

  • Manifestações pró-governo 13/3 76224

Fim da transmissão

Encerramos a transmissão ao vivo dos protestos a favor da Petrobras e do governo Dilma Rousseff realizados nesta sexta-feira (13) em todo o Brasil.

MST 'importa' militantes de outros Estados para ato no Rio

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), uma das organizações por trás da manifestação em defesa da Petrobras que aconteceu nesta sexta (13) no Rio, trouxe assentados de São Paulo e do Paraná para engrossar a manifestação.O Rio de Janeiro foi uma das cidades em que houve manifestação de centrais sindicais, de grupos estudantis e de sem-terra para defender a Petrobras, alegando que a estatal sofre um ataque e que, apesar do escândalo de propinas, ela deve ser salva.O MST compareceu ao ato com 20 ônibus, sendo que 7 eram do Estado do Rio e 13 vieram de fora (8 do Paraná e 5 de São Paulo). Leia Mais

Em Manaus, manifestantes pró-Dilma e membros da Maçonaria dividem centro

Manifestantes que realizaram um protesto em contraponto ao ato do próximo domingo (15) pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foram surpreendidos por outro protesto  feito por maçons, e por alguns minutos dividiram o mesmo espaço no centro na tarde desta sexta-feira (13), em Manaus (AM). Enquanto os sindicalistas defendiam o governo Dilma, os maçons protestavam contra a corrupção. Apesar de provocações de ambas as partes, não houve briga.  Leia Mais

Em Manaus, manifestantes pró-Dilma e membros da Maçonaria dividem centro - Via Whatsapp

Fim dos protestos em BH, Curitiba e Vitória

Acabaram as manifestações em outras três capitais: Belo Horizonte, Curitiba e Vitória. Em Belo Horizonte, o tráfego de veículos foi liberado no entorno da Praça Sete de Setembro onde, mais cedo, manifestantes ocuparam o local para realizar manifestação em defesa da Petrobras. A Polícia Militar de Minas Gerais informou que não houve registro de ocorrências relativas ao ato e estimou em 700 pessoas o número de ativistas reunidos no local no auge do evento.Em Curitiba, a manifestação acabou por volta das 20h. A polícia acompanhou de perto e não houve registros de desentendimentos. Durante a manhã, o Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) realizou uma manifestação em uma refinaria da Petrobras, em Araucária, na região metropolitana. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Na capital capixaba, mais de 500 pessoas protestaram a favor da Petrobras e de Dilma Rousseff, segundo o jornal "Folha de Vitória". O ato também não teve registros de tumulto.

Ato pelo impeachment de Dilma reúne seis manifestantes em Brasília

Brasília teve um protesto de centrais sindicais pró-democracia que reuniu cerca de 300 manifestantes, mas um outro ato pediu o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Apenas seis pessoas compareceram ao local, que tinha cerca de 12 policiais militares. Os manifestantes que estavam em frente ao prédio da Petrobras em Brasília criticaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por supostamente ter convocado o "exército do Stédile" para fazer frente às manifestações contrárias ao governo. O ato foi organizado pelo grupo anti-governista "Revoltados On Line". Leia Mais

Em ato em SP, Suplicy vê apoio como natural e pede respeito a Dilma

O secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo e ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) participou da manifestação promovida por trabalhadores nesta sexta na capital paulista. Em entrevista, ele disse ver como natural o apoio dos paulistas, na manifestação, à presidente Dilma Rousseff."Tivemos a sétima eleição livre direta para presidente e, felizmente, ela venceu, e por isso ela precisa ser respeitada e apoiada", afirmou. "Sou solidário aos trabalhadores, que expressam sua vontade e respeito à democracia ao governo da presidente Dilma e ao PT."(Com Estadão Conteúdo)

Em ato em SP, Suplicy vê apoio como natural e pede respeito a Dilma - Eduardo Anizelli/Folhapress

Cinquenta pessoas se reúnem a favor do impeachment de Dilma em SP

Cerca de 50 pessoas convocados pelo grupo Revoltados On Line enfrentaram a forte chuva que cai no final da noite desta sexta-feira (13) com gritos de ordem contra a corrupção e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff em frente à sede da Petrobras na avenida Paulista. O ato ocorreu após as centrais sindicais, que têm posições opostas ao grupo e refutam o impedimento de Dilma, deixarem a avenida e rumarem ao centro da capital paulista. Apesar do pequeno grupo, o líder do Revoltados On Line, Marcello Reis  disse que no sábado espera reunir um número de pessoas maior do que o reunido pela CUT, MST e UNE nesta tarde.

Cinquenta pessoas se reúnem a favor do impeachment de Dilma em SP - Danilo Verpa/Folhapress

Em BH, manifestantes ocupam a Praça Sete de Setembro

Manifestantes ainda ocupam a Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte. No entanto, as pessoas começam a se dispersar no local. Mais cedo, a Polícia Militar de Minas Gerais estimou em 700 o número de ativistas ativistas no local que protestavam em defesa da Petrobras. O tráfego de veículos ainda está impedido na região.

Comerciantes fecham as portas em Curitiba, mas manifestação segue pacífica

Em Curitiba, os manifestantes começam a deixar a a praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná, no centro, para chegar até a Boca Maldita. A organização afirma que cerca de 5.000 pessoas participam do ato. A Polícia Militar crê que são cerca de mil. A rua Marechal Deodoro está bloqueada e alguns comerciantes fecharam as portas com receio de confusão. Nenhum registro de desordem foi notificado até o momento.  Ao longo do caminho pelo centro da cidade, manifestantes que defendem a Petrobras, a presidente Dilma e condenam a corrupção são saudados por alguns pedestres e vaiados por outros. 

Equipe da afiliada da Globo sai escoltada pela PM em manifestação em Natal

A repórter da InterTV Cabugi, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Norte, Michele Rincon, e a equipe que acompanhava a manifestação desta sexta-feira (13) em Natal tiveram que sair com a escolta da PM. O grupo ficou dentro de um círculo feito por manifestantes, que gritavam "abaixo a Rede Globo, o povo não é bobo'.

Manifestantes começam a dispersar no centro de SP

Os manifestantes da CUT, MST, professores da rede estadual e centrais sindicais começaram a dispersar na Praça da República, e o protesto em defesa da Petrobras e do governo Dilma Rousseff vai chegando ao fim. Segundo a CUT, mais de 50 mil pessoas apareceram na passeata que começou na avenida Paulista; a Polícia Militar estimou esse número em 12 mil. O ato não teve registro de ocorrências.Em Natal, Teresina, João Pessoa e Florianópolis, os protestos dos sindicalistas também já terminaram. Leia Mais

Manifestantes encerram protesto em Teresina

Manifestantes de Teresina encerraram o protesto pacificamente após duas horas e meia de caminhada nesta sexta-feira (13). Eles marcharam pela avenida Frei Serafim, uma das principais vias da capital piauiense, e voltaram para a Praça da Liberdade, onde iniciaram o ato. A polícia estima que 500 pessoas participaram do protesto.

Protesto da CUT é encerrado em Natal

Após três horas de caminhada pelas ruas centrais de Natal, o protesto da CUT em favor da presidente Dilma Rousseff, ocorrido nesta sexta-feira (13), encerrou sem anormalidades em frente à prefeitura, na avenida Ulisses Caldas. A PM informou que participaram 1.500 pessoas e a CUT, 10.000 manifestantes. Protestos já foram encerrados também em João Pessoa e Florianópolis.

Setecentos manifestantes se concentram em ato em praça de BH

Manifestantes estão reunidos neste momento na Praça Sete, região central de Belo Horizonte. O tráfego no local está interrompido. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, estima-se que 700 pessoas estejam no local. Não há registro de ocorrências.

"A direita não passará", diz ex-presidente do PSB, que apoia Dilma, no Rio

A Polícia Militar estimou que 1.500 pessoas participam do ato público em defesa da Petrobras e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira (13), no centro do Rio. Um dos políticos presentes é o ex-presidente do PSB Roberto Amaral, que defendeu o governo."Não haverá um novo 64, porque já estamos nas ruas. A Petrobras não pertence ao governo, pertence ao povo. A direita não passará. Ninguém vai tirar um dia do mandato da presidente Dilma", discursou Amaral de cima do carro de som, referindo-se ao golpe militar de 1964. Nas eleições do ano passado, Amaral liderou dissidência do PSB que apoiou a reeleição de Dilma Rousseff no segundo turno, em oposição à decisão da executiva nacional do partido de apoiar o tucano Aécio Neves. Também estão presentes os deputados Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Glauber Braga (PSB-RJ) e o vereador Leonel Brizola (PDT). Até as 17 horas não houve registro de tumulto.(Com Estadão Conteúdo)

"A direita não passará", diz ex-presidente do PSB, que apoia Dilma, no Rio - Reprodução/Globo News

Ativistas iniciam protesto em Curitiba

Em Curitiba,dezenas de policiais militares acompanham o início da manifestação na Praça Santos Andrade. Conforme os organizadores da marcha, a saída dos manifestantes em direção à Boca Maldita deve ocorrer às 18h30.  

Protesto segue até a Praça Sete em Belo Horizonte

Grupo de ativistas do Movimento dos Sem-Terra e de atingidos por barragens se juntou a manifestantes que já estavam na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, protestando em defesa da Petrobras. Lideranças discursaram para as pessoas que ocupam o espaço. Segundo os organizadores, as pessoas vão sair em passeata até a Praça Sete, no centro da capital mineira.

Protestos se encerram em João Pessoa e Florianópolis

Depois de percorrer as principais ruas do Centro de João Pessoa, a manifestação em apoio á presidente Dilma Rousseff, ocorrida na tarde desta sexta-feira (13), terminou. Manifestantes caminharam por quase duas horas e se dissiparam no Ponto Cem Reis. A polícia disse que o ato foi pacífico e reuniu 400 pessoas. Já a CUT afirmou que o movimento contou com 1.000 pessoas.Em Florianópolis, a manifestação chegou ao fim sem o registro de nenhuma confusão. Segundo a polícia, menos de 500 pessoas participaram do ato. Já de acordo com os organizadores, mais de 2.000 estiveram presentes. 

Manifestantes se concentram em frente à sede da Petrobras no Rio

Os manifestantes que se reuniram nesta sexta-feira (13) na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, chegaram em frente à sede da Petrobras, próximo ao local onde eles se concentraram. O ato vai chegando ao fim. Durante a tarde, integrantes da CUT, FUP (Fundação Única dos Petroleiros), MST e centrais sindicais se alternaram nos discursos em apoio à Petrobras e ao governo Dilma. Segundo a "Globo News", eles cantaram o hino nacional em frente à sede da petroleira.

Manifestantes se concentram em frente à sede da Petrobras no Rio - Pablo Jacob/Agência O Globo

Professores da rede estadual em SP fazem assembleia e entram em greve

Durante a tarde desta sexta (13), os professores da rede estadual fizeram uma assembleia na avenida Paulista, enquanto acontecia a manifestação da CUT e de centrais sindicais de apoio à presidente Dilma Rousseff, e entraram em greve. Os professores reivindicam aumento salarial de 75,33%, aplicação da jornada do piso, desmembramento das classes superlotadas, contratação dos docentes temporários, aumento do valor do vale-transporte e do vale-alimentação, fim da violência nas escolas; entre outras. Depois, os professores seguiram até a Praça da República junto com as centrais sindicais. Leia Mais

Professores da rede estadual em SP fazem assembleia e entram em greve - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Professores e bancários integram protesto em Curitiba

Em Curitiba, cerca de 300 pessoas estão reunidas na Praça Santos Andrade. Muitos vestes camisetas da CUT. Entre os participantes, há grupos de professores e bancários. 

Protestos antecipam data de jogo entre América e Santa Cruz em Natal

O jogo entre América de Natal e Santa Cruz, pela 8ª rodada do 1º turno do Campeonato Potiguar, que estava marcado para acontecer na Arena das Dunas, em Natal, no próximo domingo (15), às 18h30, foi antecipado para este sábado (14), às 20h30. Segundo a FNR (Federação Norte-rio-grandense), a mudança atende a solicitação da PM em razão do movimento nacional marcado para domingo.

Av. Paulista é parcialmente liberada; manifestantes chegam ao centro de SP

O sentido Consolação-Paraíso da avenida Paulista já foi totalmente liberado no início da noite desta sexta-feira (13), em São Paulo. No fluxo contrário, a avenida tinha bloqueio da rua da Consolação até a rua Ministro Rocha Azevedo, de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes já chegam à Praça da República, no centro da capital paulista. O protesto segue sem registro de ocorrências. Leia Mais

Av. Paulista é parcialmente liberada; manifestantes chegam ao centro de SP - Nelson Almeida/AFP

Após bloqueio em avenida, manifestação vai chegando ao fim em Florianópolis

Em Florianópolis, os manifestantes fecharam a avenida Paulo Fontes nos dois sentidos e chegaram ao terminal, onde os ônibus estavam impedidos de entrar. A manifestação se encaminha para o fim. Além do apoio à Petrobras, os manifestantes condenam a corrupção e pregam a reforma política com Constituinte. O grupo, que está parado na entrada do Terminal Rita Maria, faz com que grandes filas de carros se formem no sentido ilha-continente da avenida Beira-Mar. 

Manifestantes se organizam em praça em Curitiba

Em Curitiba, manifestantes começaram a se organizar para a passeata na Praça Santos Andrade. Cerca de 200 policiais militares estão a postos no centro para acompanhar a manifestação. 

Repentistas improvisam músicas em protesto em João Pessoa

Repentistas fazem músicas improvisadas durante manifesto em João Pessoa, nesta sexta-feira (13), que percorre as ruas do centro desde às 16h30. "Queremos a Petrobras, nossa soberania; queremos nosso governo, nossa democracia". A PM (Polícia Militar) informou que o movimento tem cerca de 400 pessoas e vem ganhando adeptos pelas ruas que passa. A concentração ocorreu no Parque Solon de Lucena, na área central. Leia Mais

Ativista do MST em BH critica apoiadores de golpe militar

Um dos líderes de grupo que participa nesta sexta-feira (13) de manifestação em defesa da Petrobras, em Belo Horizonte, criticou apoiadores de uma intervenção militar no país. "[Eles] não têm nenhuma responsabilidade com o conjunto da sociedade do povo brasileiro e têm a petulância de propor um golpe militar, de propor o fim da democracia no Brasil e  querer que os trabalhadores se calem', afirmou Sílvio Neto, que se apresentou como representante do Movimento dos Sem-Terra. Ainda segundo ele, os trabalhadores, por outro lado, exigem acesso à terra, reforma política e dos meios de comunicação. 

Policiais são maioria em protesto em Belém

Cerca de 100 pessoas estão na concentração do protesto, na praça da República, em Belém. O ato está sendo organizado pela CUT do Pará. No local ainda há mais policiais que manifestantes. 

CUT conta 2.000 pessoas em ato em SC; polícia fala em 300

Em Florianópolis, os manifestantes chegam ao terminal central do ônibus da cidade. No caminho, um senhor foi abordado por policiais ao proferir xingamentos à presidente Dilma. Conforme a polícia, são  cerca de 300 manifestantes. Segundo a CUT, o ato já conta com 2.000 pessoas. 

Trezentos manifestantes se concentram em praça de Teresina

Manifestantes estão concentrados na Praça da Liberdade, ao lado da igreja São Benedito, no Centro de Teresina, desde às 15h desta sexta-feira (13). Segundo a PM (Polícia Militar), cerca de 300 pessoas aderiam ao movimento em apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). No microfone, um dos manifestantes disse que a manifestação marcada para domingo é "um golpe de Estado".

Trezentos manifestantes se concentram em praça de Teresina - Manoel José/O Olho

Sindicalistas depositam cruzes em frente à Secretaria de Infra-Estrutura em Florianópolis

Representantes do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano) de Florianópolis depositaram cruzes na porta da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura cruzes em protesto contra a falência do sistema de ônibus da cidade. Os manifestantes fazem uma passeata pelas ruas do centro da cidade. Muitas carregam bandeiras do PT e da CUT (Central Única de Trabalhadores). Algumas ruas estão sendo fechadas pelas autoridades para a passagem do grupo. Cerca de mil pessoas, segundo a CUT - 300, conforme a Polícia Militar - participam do ato, que teve início em frente à Catedral Metropolitana.

Milhares de manifestantes se reúnem na Cinelândia, no Rio

Milhares de manifestantes estão reunidos na Cinelândia, centro do Rio, para onde foi convocado um ato em defesa da Petrobras e contra um possível pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes carregam muitas bandeiras da Petrobras, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de centrais sindicais. Um carro de som está parado em frente à Câmara Municipal. Manifestantes chegam pela Avenida Rio Branco.

Cerca de 1.000 pessoas se reúnem em ato em defesa da Petrobras em Aracaju

Em Aracaju, a caminhada em defesa da Petrobras e cobrando reforma política começou por volta das 15h30 e reúne menos de 1.000 pessoas, segundo a Polícia Militar. "Lutamos contra as Medidas Provisórias que cortam direitos trabalhistas e previdenciários e pela Reforma Política", diz o vice-presidente da CUT em Sergipe, Roberto Silva .

Prefeitura de Contagem (MG) nega ter convocado manifestação em frente à Petrobras

A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, emitiu comunicado  no qual desmente ter sido autora de convocação feita a funcionários comissionados para participarem de ato que ocorreu em frente a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Betim, na grande BH, nesta sexta-feira (13). O documento, que circulou nas redes sociais, continha timbre semelhante ao da prefeitura e foi intitulado de "Marcha em Defesa da Petrobras". O informe diz ainda que a convocação teria partido do gabinete do prefeito Carlin Moura (PCdoB).

Em Natal, manifestantes protestam e prefeitura interrompe trânsito no centro

Desde às 14h centenas de pessoas se concentram na região central de Natal em protesto contra os movimentos que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a favor da Petrobras. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana interrompeu o trânsito em parte do centro da capital. Algumas linhas de ônibus tiveram o trajeto alterado e a Prefeitura pede que os motoristas evitem a área. Cerca de 300 pessoas, segunda a PM, estão reunidas em frente a Catedral Metropolitana. 

Manifestantes começam a se concentrar em praça no centro de BH

Aproximadamente 200 pessoas já estão na Praça Afonso Arinos, região centro-sul de Belo Horizonte, para participar de manifestação em defesa da Petrobras. Um grupo que, mais cedo, participou de manifestação em frente a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Betim, na grande Belo Horizonte, deve deixar em instantes as dependências da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que fica na capital mineira, e seguir para a praça.

Em Florianópolis, manifestantes se unem ao "Dia Nacional de Luta"

Em Florianópolis, manifestantes dão início ao ato em defesa da Petrobras e da presidente Dilma Rousseff, unindo-se ao "Dia Nacional de Luta", protesto nacional convocado pela CUT (Central Única de Trabalhadores). Cerca de mil pessoas, segundo a CUT - 300, conforme a Polícia Militar - se concentraram em frente à Catedral Metropolitana, de onde saíram em caminhada.

Protesto fecha avenida Paulista nos dois sentidos

Em São Paulo, manifestantes da CUT (Central Única de Trabalhadores) MST (Movimento dos Sem Terra) e de outros movimentos sociais interditaram a avenida Paulista nos dois sentidos. Concentrados em frente ao prédio da Petrobras desde o começo da tarde eles agora seguem até o Masp, onde os professores da rede estadual irão se unir a passeata. Depois o grupo deve continuar pela avenida Consolação e avenida Ipiranga, encerrando o protesto na praça da República, no centro da cidade. LEIA MAIS

Protesto fecha avenida Paulista nos dois sentidos - Márcio Neves/UOL

Militantes da CUT distribuem adesivos da campanha de Dilma durante ato na Paulista

Militantes da CUT (Central Única de Trabalhadores) distribuem adesivos da campanha da presidente Dilma Rousseff durante ato realizado em frente ao prédio da Petrobras, na avenida Paulista. Eles estão concentrados em frente ao prédio da estatal desde o começo da tarde e interditam parte da avenida no sentido Paraíso. Além de ressaltar a defesa à estatal, os manifestantes também são contra o impeachment da presidente.

Militantes da CUT distribuem adesivos da campanha de Dilma durante ato na Paulista - Márcio Neves/UOL

Manifestantes começam a chegar à Cinelândia, no centro do Rio

Manifestantes começam a se reunir em frente à Câmara dos Vereadores, na praça da Cinelândia, centro do Rio, para o ato em defesa da Petrobras convocado pela CUT (Central Única de Trabalhadores). Cerca de 200 pessoas, segundo a rádio Globo, caminham pela avenida Rio Branco a fim de se unir ao ato. 

Manifestantes interditam parte da avenida Paulista

Em São Paulo, manifestantes interditaram uma faixa da avenida Paulista no sentido Paraíso. Eles estão concentrados em frente ao prédio da Petrobras desde o começo da tarde. Além de ressaltar a defesa à estatal e se colocar contra o impeachment da presidente Dilma, o protesto, organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores), também tem por objetivo pressionar o governo federal a reverter as decisões que restringem os direitos trabalhistas, além de pressioná-lo a realizar a reforma política.

Manifestantes interditam parte da avenida Paulista - Fernando Nascimento/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Ato em Maceió reúne ao menos 1.000 pessoas

Cerca de 1.000 pessoas participaram do protesto organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores) em Maceió nesta sexta-feira (13). Os manifestantes caminharam em passeata da Praça Sinimbu até a Assembleia Legislativa de Alagoas, no centro da capital. O ato se dispersou por volta das 13h. O "Dia Nacional de Lutas", como também está sendo chamada a série de protestos realizados no país nesta sexta, além de ressaltar a "defesa" à estatal e à democracia, supostamente ameaçada por conta da campanha pelo impeachment da presidente Dilma, também tem por objetivo pressionar o governo federal a reverter as decisões que restringem os direitos trabalhistas, além de pressioná-lo a realizar a reforma política.

Polícia destaca "tropa do braço" para acompanhar ato da CUT em BH

A Polícia Militar de Minas Gerais pretende utilizar a chamada "tropa do braço" para fazer a segurança do ato convocado pela CUT (Central Única de Trabalhadores) nesta sexta-feira (13) em Belo Horizonte. Esse grupo é caracterizado por policiais com treinamento em artes marciais. A intenção, segundo a PM, é conter manifestantes que porventura promovam atos de vandalismo, mas sem a utilização de bombas de efeito moral ou armas menos letais. O ato está marcado para as 16h na praça Afonso Arinos, no centro da cidade.  

Sem Dilma, protesto contra a presidente reúne dez pessoas em Belo Horizonte

Sem a presença da presidente Dilma Rousseff, que cancelou sua participação em evento nesta sexta-feira (13), em Belo Horizonte, um protesto marcado contra a mandatária contou com apenas dez pessoas. Nesta quinta-feira (12), Dilma cancelou a agenda prevista para cuidar da sua mãe, Dilma Jane Silva, de 90 anos. A presidente receberia o balanço da campanha "Justiça pela Paz em Casa", conduzida pela ex-ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármem Lúcia, que visa ao combate à violência doméstica. O vice-presidente Michel Temer representou a presidente no evento. Ele chegou ao local por volta de 10h15, sem conversar com a imprensa. Leia Mais

Em Campo Grande, 4.000 pessoas participam de ato em defesa da Petrobras

Segundo a CUT (Central Única de Trabalhadores), cerca de 4.000 pessoas participam do ato organizado pela entidade em Campo Grande. A Polícia Militar, por sua vez, afirma que são 1.800 manifestantes. O ato teve início na praça do Rádio Clube e os manifestantes, que pedem a reforma política e defendem a Petrobras, caminham em passeata pela avenida Afonso Pena. O ato teve início às 7h e terminou por volta das 13h.

Manifestantes protestam em frente à sede da Petrobras na avenida Paulista

Manifestantes ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) participam nesta sexta-feira (13) de um ato em frente à sede da Petrobras na avenida Paulista, em São Paulo. Eles se posicionam contra as manifestações pedindo impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas criticam cortes em benefícios trabalhistas efetuados pelo governo.

Manifestantes protestam em frente à sede da Petrobras na avenida Paulista - Fernando Nascimento/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Manifestantes protestam em frente à Reduc, na região metropolitana do Rio

Trabalhadores e militantes da CUT (Centra Única de Trabalhadores) realizaram sexta-feira (13) um protesto em frente à Reduc (Refinaria de Duque Caxias), na BR 040, Baixada Fluminense. A via chegou a ser parcialmente interditada, mas já foi liberada e o protesto transcorreu de forma pacífica.

Cerca de 2 mil pessoas participam de ato da CUT no Recife

O ato realizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores) no Recife nesta sexta-feira (13) reuniu ao menos 2.000 pessoas, segundo a organização do evento. Os manifestantes criticam as medidas que alteram direitos trabalhistas promovidas pelo governo Dilma Rousseff, mas defendem a conclusão do mandato da presidente e pedem a reforma política. O protesto terminou por volta do meio-dia. Os manifestantes saíram da praça da Imprensa e caminharam até a Assembleia Legislativa.  Leia Mais

Petroleiros protestam em frente a refinaria da Petrobras na Baixada Fluminense

Trabalhadores da Reduc (Refinaria de Duque Caxias), na Baixada Fluminense, fizeram uma paralisação de cerca de quatro horas nesta sexta-feira (13). Entre 5h e 9h, petroleiros, movimentos sociais e estudantes protestaram em frente a unidade unindo-se ao Dia Nacional de Lutas convocado pela CUT (Central Única de Trabalhadores). Como fim do protesto eles se organizam para participar de ato em defesa da Petrobras no centro do Rio, a partir das 15h.  

Petroleiros protestam em frente a refinaria da Petrobras na Baixada Fluminense - Marcos de Paula/Estadão Conteúdo

Envie por Whatsapp o seu relato sobre os protestos pelo Brasil

Centrais sindicais, movimentos sociais e uniões de estudantes realizam nesta sexta-feira (13) protestos em dezenas de cidades pelo Brasil. Se você tem informações sobre as manifestações, envie para o UOL o seu relato em texto, foto ou vídeo via Whatsapp (11) 97500-1925. Em São Paulo, além da mobilização em defesa da Petrobras convocada pelos movimentos sociais, um dos grupos que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff também planeja ocupar as ruas para se manifestar. O possível encontro de manifestantes com bandeiras distintas tem gerado preocupação quanto ao risco de confrontos.

No Recife, manifestantes pedem reforma política

A manifestação da CUT (Central Única de Trabalhadores) em Recife começa a ganhar as ruas no bairro da Boa Vista, região central da capital. Manifestantes caminham pela rua do Hospício em direção à avenida Conde da Boa Vista. Eles levam cartazes pedindo a reforma política e criticando o ajuste fiscal proposto pelo governo. 

No Recife, manifestantes pedem reforma política - Peu Ricardo/Frame/Estadão Conteúdo

Manifestantes protestam em frente a refinaria da Petrobras em Araucária (PR)

Cerca de 200 representantes do Sindipetro (Sindicato dos Petroeleiros de Curitiba) estão concentrados na manhã desta sexta-feira (13), em frente à entrada principal da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a manifestação não causa prejuízo ao trânsito de carros no local. Eles realizam atividades em apoio ao Dia Nacional de Lutas organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores). Entre outros pontos, a entidade protesta em defesa da Petrobras e contra o ajuste fiscal que está sendo realizado pelo governo.

Manifestantes protestam em frente a refinaria da Petrobras em Araucária (PR)

Após depor em CPI, Gabrielli participa de ato em frente à Petrobras em Salvador

O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli participou nesta sexta-feira de um protesto em frente ao prédio da empresa em Salvador (BA). Gabrielli, que prestou depoimento ontem durante a CPI da Petrobras, negou que exista um esquema de corrupção dentro da estatal. "Se há casos de pessoas envolvidas em corrupção dentro da Petrobras, elas precisam ser punidas", afirmou. A manifestação conta com a participação de integrantes dos sindicatos dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) e dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom-BA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de representantes dos rodoviários, frentistas e outras categorias profissionais, e faz parte da série de atos organizados pela CUT (Central Única de Trabalhadores) em defesa da empresa. Cerca de 800 pessoas, segundo a PM, participam do ato. Leia Mais

Manifestantes aguardam início de ato da CUT, em MG

Cerca de 300 pessoas seguem concentradas em frente à entrada da refinaria Gabriel Passos, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles aguardam o início do ato convocado pela CUT (Central Única de Trabalhadores), marcado para as 16h, na praça Afonso Arinos. Segundo a FUP (Federação Única dos Petroleiros), cerca de mil pessoas participam do protesto. Mais cedo, os ativistas bloquearam a rodovia Fernão Dias na altura do km 479 no sentido São Paulo, gerando lentidão de 3 quilômetros. A via já foi liberada por volta das 7h.

Manifestantes deixam porta da Regap, em Betim (MG)

Terminou por volta das 9h30 a manifestação que se concentrava em frente a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os manifestantes saíram da porta da refinaria e o tráfego na BR-381, mais conhecida nesse trecho como Fernão Dias, flui normalmente. Leia Mais

Em Fortaleza, petroleiros pedem "punição exemplar a todos os corruptos"

Em Fortaleza, os petroleiros divulgam uma carta aberta ao público em que "exigem uma punição totalmente exemplar a todos os corruptos". "Não deve haver perdão de forma alguma, para quem quer seja, para qualquer partido que seja. Os valores roubados devem ser devolvidos e os corruptos severamente punidos. Porém, nosso intuito, enquanto trabalhadores, é o de preservar e fortalecer um patrimônio que pertence ao povo brasileiro: a nossa Petrobras." Os trabalhadores da empresa criticam também a terceirização e os ataques que enfraquecem a empresa. Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 militantes da CUT (Central Única de Trabalhadores) estão reunidos desde o início da manhã na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres.

Manifestantes protestam em frente à maior refinaria da Petrobras, em Paulínia (SP)

Um grupo de cerca de 500 pessoas, segundo a rádio CBN, protesta em frente à Replan (Refinaria de Paulínia), na região metropolitana de Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (13). O protesto, que atrasou em duas horas a entrada do trabalhadores na refinaria, que trabalha de forma ininterrupta e inicia o novo turno às 7h30, foi organizado pela Sindicato dos Petroleiros Unificados e une-se a outros atos pelo país realizados nesta sexta-feira (13) que tem como mote a defesa da Petrobras. A unidade é a maior em quantidade de refino de petróleo da Petrobras. Em seguida, os manifestantes devem ir para São Paulo para participar do ato organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores) na avenida Paulista, marcado para as 15h. 

São Luís tem panfletagem

Em São Luís, na praça Deodoro, cerca de 20 pessoas realizam uma panfletagem, convocando manifestantes para o ato que será realizado às 15h, que consistirá em uma passeata com saída da praça João Lisboa.

Cerca de 300 pessoas protestam no Recife

No Recife, cerca de 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, protestam em frente à Câmara de Vereadores, no parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, na região central da cidade

Cerca de 300 pessoas protestam no Recife - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Mil pessoas já protestam em MG; Fernão Dias foi fechada

Em Belo Horizonte, a manifestação convocada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e UNE (União Nacional dos Estudantes), chamada de "Dia Nacional de Luta", está marcada para as 16h, na praça Afonso Arinos. Na manhã desta sexta-feira (13), porém, manifestantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da CUT realizam um protesto em frente à refinaria Gabriel Passos, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a FUP, cerca de mil pessoas participam do ato. Mais cedo, os ativistas bloquearam a rodovia Fernão Dias na altura do km 479 no sentido São Paulo, gerando lentidão de 3 quilômetros. A via já foi liberada por volta das 7h. Leia Mais

Mil pessoas já protestam em MG; Fernão Dias foi fechada - João Leus/O Tempo/Estadão Conteúdo

Ontem, mais de 50 entidades protestaram em Porto Alegre

Sindicatos, entidades e movimentos sociais protestaram em Porto Alegre (RS) em diferentes pontos da cidade nesta quinta-feira (12). Os protestos, que reuniram mais de 50 organizações, tinham diferentes objetivos. A maioria defendeu a Petrobras, mas fez críticas à política econômica do governo Dilma. Todos, porém, são contra a proposta de impeachment da presidente. Leia Mais

Líder do MST diz que ato não fará defesa da presidente

Não será em defesa de Dilma Rousseff que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) promete colocar seu exército nas ruas nesta sexta-feira (13), ao lado de movimentos como a CUT. Em vídeo divulgado nesta quinta (12), o líder do MST João Pedro Stédile disse que o governo precisa abandonar a atual política econômica. Leia Mais

Planalto teme confrontos entre grupos de ativistas

O Palácio do Planalto teme que haja confronto nos atos desta sexta-feira (13) entre ativistas de grupos como o Revoltados Online, contrário ao governo, e manifestantes de sindicatos e movimentos sociais alinhados ao PT, o que poderia gerar combustível extra para as manifestações contra a presidente Dilma Rousseff no domingo (15). Leia Mais

CUT, MST e UNE vão às ruas em 23 capitais e no DF

A CUT (Central Única dos Trabalhadores), ao lado do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e da UNE (União Nacional dos Estudantes), realiza nesta sexta-feira (13) atos em 23 Estados e no DF para defender a Petrobras, envolvida em escândalos de corrupção, e criticar a política econômica do governo federal. No período da manhã, os atos estão marcados para Campo Grande (9h), Cuiabá (11h), Fortaleza (8h), Goiânia (10h), Macapá (8h), Maceió (9h), Recife (7h), Rio Branco (9h), Salvador (7h) e São Luís (7h). Em São Paulo, o ato está marcado para as 15h, na avenida Paulista, região central Leia Mais

Cerca de 300 militantes da CUT e da CTB participam de ato em Maceió

Em Maceió, cerca de 300 militantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) se concentram na Praça Sinimbu, no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, eles vão seguir em passeata até a Assembleia Legislativa, na Praça Dom Pedro II, no centro.

O debate sobre o impeachment de Dilma

A crise na Petrobras

UOL Cursos Online

Todos os cursos