Topo

Pintinho de três patas atrai a atenção de moradores em cidade mineira

José Bonato<br>Especial para o UOL Notícias

Em Ribeirão Preto (SP)

25/08/2011 12h45

Um pintinho que nasceu com três patas tem atraído a atenção dos moradores da cidade mineira de Areado, cerca de 400 km de São Paulo. O bichinho nasceu nesta segunda (22) e, desde então, tem provocado uma verdadeira romaria à casa de Brasilina Tiago Mendes, dona do animal. “Todo mundo quer ver, as crianças principalmente”, conta a aposentada, que tem 67 anos.

Batizada de Naomi, em “homenagem” à robô da novela das 7 da TV Globo ("Morde & Assopra"), interpretada pela atriz Flávia Alessandra, a ave tem a terceira pata pendurada na região da cauda. Apesar da diferença, Naomi não tem tido dificuldades para locomoção nem qualquer outra atividade, assim como seus outros nove irmãos. “Quando ela anda, a pata de trás fica balançando”, relata Brasilina.

Pelo visto, o problema de Naomi não é pata sobressalente, e sim sua "fama" em Areado. Segundo a dona, o animal anda "estressado" com o assédio de tantos curiosos. Por isso, por enquanto, ele fica dentro de um viveiro, onde também fica protegido de predadores, como gatos.

Ainda de acordo com Brasilina, não por muito tempo. “Assim que crescer vai andar solto pelo quintal”, diz. Sobre o futuro da ave, não está nos planos da família mandá-la algum dia para a panela. “Isso não vai acontecer de jeito nenhum”, enfatizou a aposentada

Para Ricardo Albuquerque, 55, professor de veterinária da USP de Pirassununga (cidade a 211 km de São Paulo), a terceira pata de Naomi é um caso de "má formação genética". Ele considera que o pintinho teve sorte de nascer na roça, pois se tivesse nascido numa granja, já teria sido "descartado" por conta do "defeito".