Topo

Cobras e lagartos são encontrados dentro de potes plásticos em rua de Minas Gerais

Rayder Bragon<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

03/11/2011 15h35

Dezenas de cobras foram encontradas acondicionadas em potes plásticos por moradores de Pouso Alegre (409 km de Belo Horizonte). A Polícia Militar do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros foram acionados nesta quarta-feira (2) e constataram que havia 22 cobras e quatro lagartos nos potes.

Da América Central e dos EUA

  • Divulgação/17ª Cia PM Ind MAT

    Répteis estavam vivos; caso está com a Polícia Civil

Os répteis foram levados para o quartel da polícia, e um biólogo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi chamado.

Segundo a polícia, o especialista afirmou que os lagartos são da América Central. Já em relação às cobras, o biólogo identificou que a maioria é originária dos Estados Unidos (EUA), de uma espécie conhecida por “corn snake” (cobra do milho).

Também foram catalogadas duas jararacuçus, da fauna brasileira, e quatro cobras da família das jiboias, porém, com características de terem sido cruzadas com outras espécies.

Ainda conforme relato da polícia, dois exemplares não foram identificados pelo funcionário do Ibama, que os recolheu ao instituto. O estado de saúde dos animais não foi informado.

Conforme a polícia, foi feito um boletim de ocorrência, e o caso foi encaminhado à Polícia Civil mineira. Essa é a segunda ocorrência registrada em menos de dez dias sobre incidentes relativos a répteis na cidade.

No último dia 25 de outubro, um sedex dos Correios foi interceptado com duas cobras venenosas no seu interior. O pacote havia sido remetido de Pouso Alegre para a Caçador, em Santa Catarina.

A encomenda com as cobras da espécie popularmente conhecida por “urutu” foi descoberta por funcionários da central de distribuição da cidade vizinha de Varginha (MG). Os exemplares foram encaminhados a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. A Polícia Civil afirmou investigar o caso.