Topo

Equipes localizam mais corpos em deslizamento em Sapucaia (RJ); 13 morreram

Do UOL, em São Paulo

10/01/2012 11h49Atualizada em 10/01/2012 12h18

Chega a 13 o número de corpos resgatados após um deslizamento de terra ocorrido na madrugada de segunda-feira (9) no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no centro-sul do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, na manhã de hoje foram localizados cinco corpos. A estimativa é a de que ainda outros nove corpos ainda estejam soterrados no local.

No começo da tarde voltou a chover na cidade, mas os trabalhos de resgate continuam.

O deslizamento destruiu a rua dos Barros e atingiu entre oito e dez casas, soterrando famílias inteiras. Foram encontrados hoje os corpos de Gláucia Nascimento, 72, Livia Gomes, 22, André (sem sobrenome divulgado), 34, Jorge Luiz Carvalho Lemos, além de uma mulher de aproximadamente 42 anos. As buscas foram retomadas por volta das 7h.

Já haviam sido retirados dos escombros os corpos de: Luiz Carlos Nassif, 40, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassif, 3; o casal Sergio e Solange, cujo filho de 8 anos está desaparecido; Rosiane Gomes Bastos, 23, e o filho Josiel, 3.

Moradores e familiares dos desaparecidos estão sendo atendidos em um posto de saúde montado na igreja de Sant’ana, próximo ao local do desabamento.

A família que se abrigou no interior de um veículo durante o deslizamento e também foi soterrada continua desaparecida sob os escombros.

Em outro ponto do distrito de Sapucaia, na rua José Vital dos Reis, foi encontrado o corpo de um homem de aproximadamente 45 anos identificado apenas como Francisco.

Jamapará está localizada em uma encosta do rio Paraíba do Sul e sofre com deslizamentos frequentemente.

Segundo a Prefeitura de Sapucaia, a Defesa Civil já interditou 30 casas e o número de desalojados chega a 150 pessoas. Os desabrigados são 50. A BR-393 está parcialmente interditada por queda de barreiras na altura dos km 108 e km 122 e o trânsito está em meia pista no km 155, com sistema siga e pare.

A chuva castiga o Estado desde o começo desse ano, sendo as regiões norte e nordeste as mais afetadas.

Doação

A Prefeitura de Sapucaia, através da secretaria de Assistência Social, está promovendo a partir de hoje uma campanha para arrecadação de donativos que serão entregues às famílias atingidas pelas chuvas. Os donativos mais importantes são: água potável, alimentos não perecíveis, material para higiene pessoal, material de limpeza e leite em caixa ou em pó.

Para fazer doações em Sapucaia, dirija-se a Casa de Cultura situada à rua Fernando Mauro Jannotti Silva, 130, Pátio da Estação, no centro da cidade, ou na sede da prefeitura.

Sobrevoo

Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Passos, sobrevoaram pela manhã as localidades mais atingidas pelas chuvas no norte fluminense. Um dos pontos visitados foi Três Vendas, que vem sofrendo com a instabilidade do nível da água do rio Muriaé.

No retorno a Campos dos Goytacazes –onde estão concentradas as ações nas 11 cidades afetadas pelas chuvas nas regiões norte e noroeste do Estado, como Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira–, os dois ministros se encontraram com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e seguiram para a Prefeitura de Campos, onde estão reunidos com a prefeita Rosinha Garotinho.

Até o início da tarde, os ministros vão apresentar as ações emergenciais que o governo federal vai adotar a partir de agora, e a verba a ser liberada para obras, como a reconstrução de estradas e recuperação de diques.

Mapa mostra as cidades afetadas pela chuva no norte do Rio

Situação no Estado

Segundo o último boletim, divulgado na noite desta segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Defesa Civil informou que 12.852 pessoas foram prejudicadas pelas chuvas nas regiões norte e noroeste do Estado desde a semana passada. No total, são 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados nessas áreas. Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé foram os municípios que apresentaram o maior índice de chuvas --um acumulado de 100mm em 24 horas.

Dos 13 municípios afetados, Cardoso Moreira --onde um dique se rompeu na noite de domingo-- é o que apresenta o maior número de vítimas. Pelo menos 3.974 pessoas estão desalojadas, enquanto 910 perderam suas casas. Este balanço não inclui a cidade de Sapucaia.

Já em Itaperuna, são 3.000 desalojados e 106 desabrigados. O município de Campos dos Goytacazes, por sua vez, registrou 1.600 pessoas desalojadas e cerca de 800 desabrigados --a situação é crítica principalmente na região de Três Vendas, que está totalmente alagada desde a última semana por conta de um rompimento na rodovia BR-356, que funcionava como um dique.

De acordo com a Defesa Civil estadual, sete municípios decretaram estado de emergência. São eles: Laje do Muriaé (200 desalojados e 15 desabrigados), Santo Antônio de Pádua (20 desabrigados), Itaperuna, Italva (650 desalojados e 180 desabrigados), Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé (600 desalojados e 80 desabrigados).

Outras seis cidades também registram moradores afetados, segundo a Defesa Civil: São Fidélis (283 desalojados e 92 desabrigados), Cambuci (200 desalojados e 20 desabrigados), Bom Jesus do Itabapoana (70 desalojados e 23 desabrigados), Itaocara (15 desalojados), Natividade (três desalojados e cinco desabrigados) e São João da Barra (seis desalojados).

(Com Agência Estado e Agência Brasil)