Topo

Dez cofres são achados em meio aos escombros de desabamento no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

27/01/2012 14h18Atualizada em 27/01/2012 14h23

Um policial que participa das buscas no local do desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro prestou depoimento nesta sexta-feira (27) na 5ª Delegacia de Polícia (Mem de Sá), que está investigando as circunstâncias do desastre, e afirmou que dez cofres de banco foram encontrados nos escombros.


O tenente do 5º batalhão de PM (Tiradentes), Renato Martins Leal, esteve na delegacia acompanhado de um perito e de um representante do banco Itaú. Os cofres, que estavam intactos, ainda serão periciados no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, mas podem pertencer a uma agência bancária do Itaú que ficava perto dos prédios que desabaram e que ficou coberta de escombros.

Todos os documentos e pertences que estão sendo encontrados nos escombros estão sendo levados para um depósito da prefeitura na zona portuária. Segundo Leal, os proprietários devem ir até o local para retirar seus pertences após identificação.

As equipes de socorro, comandadas pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, intensificaram hoje o trabalho de busca por mais vítimas, já que ainda há cerca de 17 desaparecidos. Cães farejadores ajudam nos resgates. As dificuldades, segundo os bombeiros, são geradas principalmente pela nuvem de poeira que ainda é intensa no local.

Os acessos a cinco prédios da rua Treze de Maio estão totalmente bloquados --a situação só será normalizada na segunda-feira (30). A prefeitura afirma que não há "qualquer tipo de risco estrutural" para esses imóveis, mas as interdições foram determinadas por questão de prevenção.