Topo

Chuva com granizo alaga avenidas e derruba árvores em SP; teto de shopping cai

Derek Sismotto/UOL
Imagem: Derek Sismotto/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/02/2012 17h09Atualizada em 07/02/2012 20h14

Uma forte chuva atingiu São Paulo no final da tarde desta terça-feira (7) e provocou o alagamento de algumas das principais avenidas da capital paulista. O mau tempo provocou ainda a queda de árvores e de parte do forro do teto da praça de alimentação do shopping Eldorado. Foi registrada ocorrência de granizo nas zonas oeste e sul da capital.

Vias importantes da cidade, como as avenidas Vinte e Três de Maio, Rebouças, Ricardo Jafet, Cidade Jardim e a marginal Pinheiros ficaram alagadas. A cidade chegou registrar mais de dez pontos de alagamento, mas, por volta de 19h30, já não havia mais trechos alagados --clique aqui e veja os locais que alagaram.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a decretar estado de atenção para alagamentos nas zonas norte, oeste, sudeste, além do centro e das marginais Pinheiros e Tietê. Com a diminuição da chuva, por volta de 18h30 todas as regiões deixaram o estado de atenção.

Calor e granizo

A tarde de hoje, assim como os dias anteriores, foi de tempo abafado --hoje os termômetros ultrapassaram os 32ºC. Segundo as estações meteorológicas do CGE, em alguns bairros o calor chegou aos 34ºC, como no Itaim Paulista, na zona leste.

O CGE confirma que caiu granizo entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a rua dos Pinheiros por volta das 17h15.

Quedas de árvore e trânsito

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego da prefeitura), houve queda de árvore na rua Sena Madureira, na Vila Mariana (zona sul), bloqueando duas faixas sentido Ibirapuera; uma árvore também caiu na rua Eça de Queirós, também na Vila Mariana, junto à rua Cubatão; uma terceira árvore caiu na avenida Paulo 6º, na Freguesia do Ó, zona norte, bloqueando a pista sentido Limão.

Por conta da chuva, a lentidão no trânsito em São Paulo ficou acima da média a partir de 18h. A lentidão começou a diminuir a partir de 19h, mas às 20h ainda estava acima da média, com 86 km de congestionamentos --a média histórica fica entre 22 km e 51 km de lentidão.

Teto de shopping cai

A chuva derrubou parte do forro do teto da praça de alimentação do shopping Eldorado, na zona oeste da capital. Segundo a assessoria do shopping, o granizo entupiu a calha de parte do andar e provocou acúmulo de água no local onde o forro caiu.

De acordo com o shopping, seguranças identificaram o problema e isolaram a área antes da queda do forro. Ninguém ficou ferido, informou a assessoria.

A chuva derrubou ainda a estrutura do local onde está ocorrendo a Campus Party, no Anhembi, zona norte da cidade.

Previsão do tempo

Segundo o CGE, na quarta-feira (8) o calor continua forte, com temperaturas acima dos 30ºC e baixos índices de umidade relativa. Com a entrada da brisa marítima, são previstas pancadas rápidas de chuva no fim da tarde.

Na quinta-feira (9), o sol aparece entre nuvens pela manhã e as temperaturas já não sobem tanto quanto nos últimos dias. A máxima fica próxima dos 30ºC, mas a sensação ainda será de tempo abafado. Entre o fim da tarde e o início da noite, áreas de instabilidade formadas pelo calor e associadas a aproximação de uma frente fria começa a mudar o tempo na Grande São Paulo.

Para o fim de semana são esperadas chuvas generalizadas e declínio das temperaturas: as mínimas ficam em torno dos 18ºC, enquanto que as máximas não ultrapassam os 24ºC.

Umidade do ar

Antes da chuva, a capital paulista havia entrado, nesta terça-feira, em estado de atenção por conta do baixo índice de umidade relativa do ar, que estava em torno de 29%, segundo a Defesa Civil municipal.

A madrugada desta terça-feira foi a segunda mais quente do ano, segundo a Climatempo. No Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura de 21,7ºC. O recorde de calor na madrugada é de 22ºC e foi registrado na segunda-feira (6). A média normal da temperatura mínima para fevereiro, de 18,7ºC, é a maior na escala anual.

(Com Agência Estado)