Topo

Chuva desaloja ao menos 4.000 pessoas no Acre

Golby Pullig

Do UOL, em Rio Branco (AC)

18/02/2012 15h56

Ao menos 4.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em várias cidades do Acre devido às chuvas que castigam o Estado desde quinta-feira (16). Só na capital Rio Branco, cerca de 3.500 pessoas estão em abrigos. A prefeitura local decretou estado de emergência. O rio Acre, que cruza a capital, transbordou e chegou a atingir três metros acima do nível normal.

Cinco abrigos públicos acolhem 937 famílias e moradores de igarapés que ficam no entorno de Rio Branco. Quase 500 trabalhadores e voluntários atuam na remoção de pessoas e animais de áreas alagadas.

No maior abrigo de Rio Branco, instalado no parque de negócios marechal Castelo Branco, as famílias passam por triagem, recebem atendimento médico e alimentação.

Segundo a Defesa Civil do Estado, as cidades de Assis Brasil e Sena Madureira, no interior do Estado, também foram alagadas pelo rio. Cerca de 210 famílias estão desalojadas.

Nos municípios de Brasileia, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul a situação é de alerta com os rios Acre, Tarauacá e Juruá que também estão perto de atingir a cota de transbordamento.O Ministério da Integração Nacional anunciou o envio de técnicos do Gade (Grupo de Apoio a Desastres) para auxiliar nas ações de Defesa Civil no Acre, mas não há previsão da chegada da equipe ao Estado.

Chuvas devem continuar por todo o feriado

A previsão é de mais chuvas fortes durante o feriado para todo o Acre, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Rio Branco, choveu até este sábado (18) o equivalente a 267 mm, quase o total da média acumulada dos últimos anos 30 anos para o mês de fevereiro, que é de 286 mm.

Várias ruas estão interditadas e o órgão municipal de trânsito orienta a população para evitar os trechos alagados.

Governo federal

A Secretaria Nacional de Defesa Civil liberou R$ 1 milhão para a compra de alimentos, água potável, barracas, material de insumos e higiene e limpeza. Um grupo de 30 homens da Força Nacional chegou ao Estado na madrugada deste sábado para dar suporte às equipes de Defesa Civil. Eles trouxeram em torno de 10 barracas com capacidade para abrigar 170 pessoas e outras de menor porte.