Topo

Temporal com ventos de 100 km/h destelha casas e deixa moradores sem água e luz em SC

Chuva e vento forte atingem Blumenau (SC) na tarde de quinta-feira (1º). O temporal iniciou por volta das 15h30. A temperatura na cidade atingiu a marca de 36.5 ºC durante o dia, causando as chuvas à tarde - Jandyr Nascimento/Agência RBS/AE
Chuva e vento forte atingem Blumenau (SC) na tarde de quinta-feira (1º). O temporal iniciou por volta das 15h30. A temperatura na cidade atingiu a marca de 36.5 ºC durante o dia, causando as chuvas à tarde Imagem: Jandyr Nascimento/Agência RBS/AE

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

02/03/2012 10h51

A região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, sofreu o segundo dia consecutivo de chuva, com ventos fortes que ultrapassaram os 100 km/h. Nesta quinta-feira (1º), segundo dados da Defesa Civil municipal, foram 110 residências danificadas e uma ficou destruída. Foram, ao todo, 40 desalojados e oito desabrigados na capital catarinense.

Em Blumenau (130km de Florianópolis), o fenômeno causou o destelhamento de 80 casas.Mais de 60 mil unidades ficaram sem luz na região, e algumas instituições de ensino suspenderam as aulas. O abastecimento de água também ficou comprometido.

De acordo com a Celesc, a empresa responsável pela distribuição de energa elétrica em Santa Catarina, 9.000 unidades consumidoras permaneciam sem luz até às 9h30 desta sexta-feira (02), o que representa um total de 0,3% do total de unidades do Estado. Em Florianópolis, a intenção da Celesc é normalizar o atendimento até o meio-dia.

Na quarta-feira (29) à noite, o reinício do jogo entre Avaí e Chapecoense, pelo campeonato catarinense de futebol, foi adiado devido a 30 minutos de chuva forte com vendaval, que chegou a arrancar algumas placas da cobertura do estádio da Ressacada. O jogo terminou empatado em 0 a 0.

Apesar dos estragos, nenhuma cidade entrou em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Para o fim de semana, a previsão do tempo aponta mudanças no clima em Santa catarina. "A influência de uma massa de ar seco e fria deixa o tempo estável em todo o Sul do país", informou o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri-Ciram.