Topo

PF prende autores de blog racista e homofóbico em hotel no Paraná

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 09h21

Agentes da Polícia Federal prenderam nesta quinta-feira (22) duas pessoas responsáveis por um blog que faria apologia de crimes de intolerância contra mulheres, negros, gays, nordestinos e judeus, além da incitação do estupro de menores. A dupla foi presa em um hotel no centro de Curitiba, durante a Operação Intolerância, deflagrada hoje pela PF na capital paranaense.

Os dois procurados, Emerson Eduardo Rodrigues e Marcelo Valle Silveira Mello, moram em Curitiba (PR) e Brasília (DF), respectivamente. Segundo a PF, há meses os dois postavam mensagens discriminatórias, o que fez o blog ser alvo do número recorde de 69.729 reclamações ao Ministério Público Federal e à ONG Safernet.

Dentre os conteúdos publicados pelos criminosos na página, havia manifestações de apoio a Wellington Menezes de Oliveira, 23, que em 2011 atacou a tiros uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro, matando 12 adolescentes. A polícia cumprirá também mandados de busca e apreensão nas casas e locais de trabalho dos dois blogueiros. 

Os dois presos vão responder por crimes de incitação e indução à discriminação ou preconceito de raça, por meio de recursos de comunicação social (Lei 7.716/89); de incitação à prática de crime (Artigo 286 do Código Penal) e de publicação de fotografia com cena pornográfica envolvendo criança ou adolescente (Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA). (com informações da Agência Brasil)