Topo

EUA prometem reduzir tempo de espera para agendamento de vistos nos consulados brasileiros

Thiago Varella

Do UOL, em São Paulo

26/03/2012 13h09

O governo americano está implementando medidas para reduzir o tempo de espera para agendamento de vistos nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Segundo Dan Jacobson, ministro conselheiro para assuntos consulares, a contratação de mais funcionários, a ampliação de tempo de atendimento e o aumento no número de guichês já fez o tempo de espera cair.

"Em São Paulo, demorava cerca de 100 dias para o viajante ser chamado para a entrevista no consulado para a solicitação de visto. Hoje, o tempo de espera é de 30 a 40 dias. Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é de duas a três semanas. E queremos que caia ainda mais", afirmou.

O consulado americano em São Paulo está trabalhando em dois turnos diários e já abriu várias vezes para funcionamento em sábados e feriados. Além disso, Jacobson afirmou que em abril, o consulado deverá montar mutirões de vistos.

Para agilizar ainda mais o processo, o consulado contratou 60 novos oficiais consulares e deve, nos próximos meses, aumentar os guichês e melhorar as instalações.

Recentemente, o governo americano aboliu a entrevista para quem solicitar a renovação de alguns tipos de visto -- como o de turista -- se o visto anterior ainda estiver válido ou tiver expirado nos últimos 48 meses. Quem tem menos de 16 anos ou mais de 66 anos também estão isentos de entrevista.

Segundo o consulado, 944 mil vistos foram expedidos a brasileiros em 2011, um aumento de 51% em relação ao ano anterior. Nos dois primeiros meses deste ano, 180 mil vistos foram expedidos.