Outono gelado apresenta temperaturas negativas no Sul; sensação térmica em Urubici (SC) chegou a -13ºC
Apenas uma semana após o término do verão, a região Sul amanheceu nesta quarta-feira (28) com recordes de temperaturas baixas para esta época do ano. O outono se apresenta com tempo seco e ar gelado nos três Estados. As mínimas foram registradas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde, pela primeira vez no ano, os termômetros ficaram no negativo.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em solo gaúcho as mínimas chegaram a 2,3°C em Santa Rosa, no noroeste, e 2,8°C em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Essas marcas são históricas para o mês de março. Devido ao vento – que impediu a formação de geada –, a cidade da serra teve sensação térmica de -4,5°C às 5h.
Em Santa Catarina a temperatura mais baixa foi sentida em Urubici, na serra: -1,1°C, a primeira negativa do ano. A sensação térmica, no entanto, chegou a -13ºC. Já na cidade vizinha de São Joaquim fez -0,2°C. No Paraná, as temperaturas mais baixas foram registradas nas cidades do centro-sul de Pinhão, 2,3°C, e Inácio Martins, 4,5°C, onde a sensação térmica foi de -0,5°C. Na capital, Curitiba, fez 9°C.
Uma massa de ar polar avança pelo sul, proporcionando céu aberto e frio. Porém, ainda pode haver pancadas isoladas de chuva no leste do Paraná. Em toda região as máximas não devem ultrapassar os 24°C.
A madrugada desta quinta-feira deve se assemelhar à de hoje, porém com menos vento, possibilitando o registro de geada. Entretanto, com o decorrer da semana, o calor volta a aparecer aos poucos, principalmente no sábado e no domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.