Topo

Manifestantes pró-legalização da maconha protestam na praia de Copacabana, no Rio

Hanrrikson Andrade

Do UOL, no Rio

20/04/2012 11h00

Um grupo de defensores dos usuários de maconha promovem na manhã desta sexta-feira (20) um protesto na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) agilidade no julgamento sobre a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Tóxicos. O dispositivo legal tipifica como crime o ato de consumir a droga.

Na altura do hotel Copacabana Palace, entre os postos 2 e 3 da orla, os manifestantes espalharam 420 réplicas da erva Cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha, em uma faixa de areia. Além disso, os defensores dos usuários de maconha distribuem folhetos para os que transitam pelo calçadão.

De acordo com informações do site dos manifestantes, cada uma das 420 réplicas da planta diz respeito a um usuário preso por consumir maconha. O grupo é conhecido por organizar a "Marcha da Maconha" no Rio de Janeiro. Em 2011, o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas em Ipanema, na zona sul fluminense.

No Brasil, os usuários de maconha são geralmente punidos pela Justiça com penas restritivas de direitos, e não de liberdade. Porém, a Lei de Tóxicos não diferencia quantitativamente o usuário do traficante, e esse é o principal argumento dos manifestantes em prol da legalização da maconha.