Topo

Avião comercial cai perto de aeroporto no Paquistão e mata todas as pessoas a bordo

Avião Boeing 737, da Bhoja Airline, com 131 pessoas a bordo caiu próximo a base área de Chaklala - Reprodução/GeoTV
Avião Boeing 737, da Bhoja Airline, com 131 pessoas a bordo caiu próximo a base área de Chaklala Imagem: Reprodução/GeoTV

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 11h48Atualizada em 20/04/2012 15h29

Um avião comercial caiu perto do aeroporto internacional de Rawalpindi, cidade próxima à capital Islamabad, no Paquistão, nesta sexta-feira (20), matando as 127 pessoas a bordo. As informações foram confirmadas pelas autoridades paquistanesas à agência EFE.

O número de pessoas a bordo varia de acordo com a agência de notícias. A Reuters fala em 131 pessoas, enquanto a AFP afirma que havia 130 pessoas no avião. Todas coincidem que não há relatos de sobreviventes.

O Boeing 737 vinha de Karachi em direção a Islamabad e era da companha Bhoja Airline. Em entrevista à EFE, Ajmal Ali, porta-voz da Autoridade Civil de Aviação (CAA, na sigla em inglês) do país, afirmou que "a forte chuva que caía em Islamabad nesta tarde pode ter provocado a catástrofe”.

Fontes da CAA declararam aos meios que a torre de controle perdeu contato com o avião dez minutos antes da hora prevista de aterrissagem.

Outro especialista em aviação citado pela emissora de TV local Geo acredita que um raio pode ter desencadeado o acidente. Não havia estrangeiros no voo.

Ainda de acordo com a EFE, outras 11 pessoas morreram em terra, já que o avião caiu em uma área residencial de Hussainabad e atingiu dezenas de casas.

Equipes de resgate que estão no local encontram dificuldade para resgatar os corpos, devido ao fogo que tomou conta da aeronave após o choque. Os poucos corpos resgatados foram encaminhados a centros sanitários de Islamabad, que estão lotados de familiares das vítimas.

Pervez George, outro porta-voz da CAA, declarou que as autoridades estão organizando tudo para que os parentes das vítimas fiquem alojados na capital.

O ministro paquistanês da Defesa, Ahmed Mukhar Chaudhry, afirmou que a aeronave caiu a cerca de dez quilômetros do aeroporto internacional Benazir Bhutto, que fica na cidade de Rawalpindi e não era seu destino. O avião deveria seguir até a capital do país, Islamabad.

O tráfego aéreo local foi fechado e seis voos tiveram sua rota alterada, segundo um responsável aeroportuário.

A Bhoja Airline é uma companhia pequena, que fechou as portas durante cinco anos devido a dificuldades financeiras, e reabriu em 2010. O voo Karachi-Islamabad da companhia era inaugural.

Em julho de 2010, um Airbus A321, da companha privada local Airblue, caiu nas colinas de Margalla, perto de Islamabad. As 152 pessoas a bordo morreram. Foi o acidente mais grave ocorrido em 18 anos.

(Com agências intenacionais)