Topo

Em dia de recorde, lentidão no trânsito de São Paulo volta a crescer; marginal Tietê é pior via

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 09h41Atualizada em 27/04/2012 16h56

Após bater recorde de trânsito do ano no período da manhã, nesta sexta-feira (27), com 168 km de filas às 9h30 --bem acima da média para o horário--, a lentidão em São Paulo caiu, até o início da tarde, mas já registra tendência de aumento. Dos 85 km de filas registradas às 14h, por exemplo, às 16h30 já eram 105 km, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O recorde histórico de congestionamento pela manhã foi registrado em 4 de novembro de 2004, quando a cidade teve 191 km de lentidão.

A lentidão ocorre em véspera de feriado prolongado, em meio a uma chuva constante que atinge a capital e com interdições que ocorrem em ruas da zona norte desde a noite de ontem por conta da Fórmula Indy, que ocorrerá no próximo domingo.

Os trechos com mais lentidão estão nas regiões leste da cidade, com 33 km, e sul, com 25 km. Entre as vias e eixos com mais trânsito estão a marginal Tietê (sentido Castello Branco) com 18,8 km de filas, e a avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, com 8,7 km de lentidão.

Segundo a CET, havia ao menos 33 semáforos desligados ou com amarelo intermitente em diversos cruzamentos da cidade por volta das 16h40.

Chuva e atrasos nos aeroportos

A chuva que atinge a capital desde ontem causou cancelamento de decolagens e desvio de aterrissagens na noite de quinta-feira (26) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul. Dezenas de passageiros da TAM passaram a madrugada no saguão do aeroporto à espera de assistência por parte da empresa aérea. Eles deveriam ter embarcado para várias cidades, entre elas Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro. Nesta sexta, Congonhas ainda registra atrasos.

Segundo vários passageiros, que buscaram informação no balcão da empresa, foi informado que havia falta de vagas em hotéis em razão da corrida da Fórmula Indy. Muitos dos passageiros deveriam ter decolado até as 22h e durante a madrugada ainda esperavam por uma solução. Voos cancelados foram remarcados para horários entre 6h15 e 8h15 desta sexta-feira.

Alguns dos passageiros também informaram que, quando as condições meteorológicas ficaram favoráveis à decolagem, vários chegaram a embarcar, mas os pilotos foram impedidos de levantar voo desta vez em razão do horário, pois já passava das 23h, horário em que o aeroporto fecha e não há mais permissão para sobrevoo na região.

A nota da TAM divulgada nesta madrugada afirma: "A TAM informa que, em razão do mau tempo da noite desta quinta-feira, 26, parte dos seus voos programados para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram cancelados ou tiveram seus pousos alternados para outras localidades. A companhia está prestando toda a assistência necessária aos passageiros." (Com Agência Estado)