Mesmo sem greve, usuários da linha 4 do metrô de SP demoram o triplo de tempo para chegar ao destino
Apesar de a linha 4-amarela do metrô de São Paulo não ter aderido à greve dos metroviários, nesta quarta-feira (23), usuários do trecho sentiram os efeitos da paralisação pela manhã. Diferente das demais, a linha 4 é operada pela iniciativa privada –no caso, a concessionária ViaQuatro.
Na estação Paulista, por exemplo, onde há a maior demanda, usuários que dependem de outras linhas relataram ter levado o dobro e até o triplo do tempo de viagem.
De acordo com o comerciário Ednilson Leite, 34, a greve fez com que o percurso de uma hora entre Santana (zona norte) e a estação Paulista, onde ele desce, levasse três horas.
“Saí de cada por volta das 6h30”, disse Leite, próximo das 9h30. “Se liberassem a catraca, os grevistas mexeriam no bolso do patrão e prejudicariam menos a população”, afirmou.
O açougueiro Jorge Pereira dos Santos, 48, também teve o tempo de viagem triplicado. “Geralmente eu embarco no Capão Redondo [linha 5-lilás]. Hoje, tive de ir até o terminal João Dias até descer na Consolação. Levo 60min. Hoje foram três horas”, afirmou.
Leia mais
- Está sendo prejudicado pela greve? Mande seu relato
- Caos nos transportes pode afetar torcedores em SP; saiba como chegar aos estádios
- Alckmin chama grevistas de "grupelho radical" e diz ver motivação eleitoral em movimento
- Usuários de metrô e trens perdem compromissos e não conseguem embarcar em ônibus
- Greve de metrô e trem causa tumulto nas zonas leste e sul de São Paulo; polícia usa bombas de gás
Já o estudante Jeferson Santos Lima, 18, viu a greve por outro aspecto. “Uso a linha 9 [da CPTM] e a linha amarela [do metrô]. Com a greve, a [linha] 9 estava vazia e nem deu o problema que geralmente dá."
Atraso para o trabalho
Na estação Pinheiros, próximo ao embarque para a linha 9 da CPTM, no entanto, usuários corriam pela plataforma, atrasados para o trabalho.
“Embarco no Jardim São Paulo [linha azul], mas tive de pegar um ônibus até a Luz para chegar à linha 4. O problema é que o motorista do ônibus se perdeu e foram duas horas de terror”, afirmou a analista de sistemas Alexandra Cabral, 38.
A atendente de uma rede de lanchonetes Daniele Barbosa, 17, falou com a reportagem logo depois de explicar o atraso ao patrão. “Estou mais de duas horas atrasada.”
Na ligação da estação República, na linha 4, que dá acesso à linha 3-vermelha, a greve gerou um contraste em comparação aos dias normais: tanto o embarque para a Barra Funda quanto para a estação Corinthians/Itaquera estavam tranquilos, com trens quase vazios, apesar do tempo de parada de até 3min.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.