Topo

Mesmo sem greve, usuários da linha 4 do metrô de SP demoram o triplo de tempo para chegar ao destino

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 10h59Atualizada em 23/05/2012 14h06

Apesar de a linha 4-amarela do metrô de São Paulo não ter aderido à greve dos metroviários, nesta quarta-feira (23), usuários do trecho sentiram os efeitos da paralisação pela manhã. Diferente das demais, a linha 4 é operada pela iniciativa privada –no caso, a concessionária ViaQuatro.

  • Acompanhe a situação de São Paulo em tempo real
  • Na estação Paulista, por exemplo, onde há a maior demanda, usuários que dependem de outras linhas relataram ter levado o dobro e até o triplo do tempo de viagem.

    De acordo com o comerciário Ednilson Leite, 34, a greve fez com que o percurso de uma hora entre Santana (zona norte) e a estação Paulista, onde ele desce, levasse três horas.

    “Saí de cada por volta das 6h30”, disse Leite, próximo das 9h30. “Se liberassem a catraca, os grevistas mexeriam no bolso do patrão e prejudicariam menos a população”, afirmou.

    O açougueiro Jorge Pereira dos Santos, 48, também teve o tempo de viagem triplicado. “Geralmente eu embarco no Capão Redondo [linha 5-lilás]. Hoje, tive de ir até o terminal João Dias até descer na Consolação. Levo 60min. Hoje foram três horas”, afirmou.

    Já o estudante Jeferson Santos Lima, 18, viu a greve por outro aspecto. “Uso a linha 9 [da CPTM] e a linha amarela [do metrô]. Com a greve, a [linha] 9 estava vazia e nem deu o problema que geralmente dá."

    Atraso para o trabalho

    Na estação Pinheiros, próximo ao embarque para a linha 9 da CPTM, no entanto, usuários corriam pela plataforma, atrasados para o trabalho.

    “Embarco no Jardim São Paulo [linha azul], mas tive de pegar um ônibus até a Luz para chegar à linha 4. O problema é que o motorista do ônibus se perdeu e foram duas horas de terror”, afirmou a analista de sistemas Alexandra Cabral, 38.

    A atendente de uma rede de lanchonetes Daniele Barbosa, 17, falou com a reportagem logo depois de explicar o atraso ao patrão. “Estou mais de duas horas atrasada.”

    Na ligação da estação República, na linha 4, que dá acesso à linha 3-vermelha, a greve gerou um contraste em comparação aos dias normais: tanto o embarque para a Barra Funda quanto para a estação Corinthians/Itaquera estavam tranquilos, com trens quase vazios, apesar do tempo de parada de até 3min.