Topo

Delegado aguarda perícia para saber se houve crime em incêndio em hospital no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

04/07/2012 17h21

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio que atingiu um prédio do Hupe (Hospital Universitário Pedro Ernesto), na manhã desta quarta-feira (4), na zona norte da cidade.

O delegado da 20ª DP (Vila Isabel), Rodolfo Monteiro, afirmou à reportagem do UOL que a investigação só deve ganhar corpo após a conclusão da perícia.

Segundo ele, os técnicos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli)  trabalham no local para checar se o incêndio foi ou não criminoso.

O resultado da análise será anexado ao laudo do Instituto Médico-Legal a respeito do único óbito registrado em função do acidente --o de uma idosa que estava internada no setor de pneumologia.

"Fizemos o registro da ocorrência e providenciamos a abertura do inquérito policial, mas temos que esperar a perícia indicar se houve ou não um ato criminoso. Também estamos aguardando a remoção do corpo e os resultados do IML [para confirmar se a parada cardíaca que vitimou a idosa foi realmente provocada por inalação de fumaça]. Ainda é prematuro apontar possíveis causas", afirmou Monteiro.

Cabral lamenta morte em incêndio

Os laudos periciais devem ficar prontos de 15 a 30 dias. Uma testemunha que trabalhava como segurança da unidade hospitalar já prestou depoimento, mas não acrescentou muitas informações ao trabalho de investigação, de acordo com o delegado.

Depoimentos

O titular da 20ª DP vai colher novos depoimentos nos próximos dias, a exemplo de residentes que trabalhavam no Hupe e familiares de pacientes. O objetivo seria constatar se houve algum tipo de negligência por parte do hospital.

O delegado disse ainda que o Hospital Universitário Pedro Ernesto --que confirmou nesta tarde um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões em razão do incêndio-- não deverá ser fechado, já que o fogo atingiu apenas o prédio do almoxarifado da unidade.

"Era um depósito pequeno que ficava entre os dois prédios do hospital. Pode ser que o fogo tenha chamuscado, sujado alguma parede, mas não acredito que o acidente tenha provocado dados à estrutura do hospital", explicou.

 

Veja o local do incêndio