Topo

Após incêndio, av. Nossa Senhora de Copacabana é liberada; motorista que usar corredor não será multado

Do UOL, no Rio

06/07/2012 13h38

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou na tarde desta sexta-feira (6) que as duas faixas de rolamento do corredor BRS da avenida Nossa Senhora de Copacabana já foram liberadas ao tráfego de veículos. A via foi totalmente interditada no trecho entre as ruas Santa Clara e Siqueira Campos para que o Corpo de Bombeiros pudesse combater incêndio que atingiu um prédio no local.

Segundo a Prefeitura, os motoristas de veículos particulares que circularem no corredor especial não serão multados. No entanto, a recomendação é para que as vias de Copacabana sejam evitadas. As outras duas faixas de rolamento seguem interditadas.

Incêndio

O incêndio atingiu a loja de artigos de festas Aidan, localizada em um prédio na avenida Nossa Senhora de Copacabana, altura da rua Figueiredo Magalhães, na zona sul do Rio de Janeiro. 

O secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, afirmou que o fogo já foi controlado. Ele negou que os bombeiros tenham levado 40 minutos para chegar ao local e que tenha havido problema de falta de pressão de água nas mangueiras utilizadas no combate às chamas.

"O quartel do bairro fica bem próximo do local do incêndio. Tivemos problemas no trânsito, mas a informação que eu tenho é que o socorro levou oito minutos para chegar. É natural a dificuldade inicial para conseguir água. É necessário localizar hidrantes urbanos e fazer a conexão das mangueiras. Mas não houve nenhum problema", disse.

Simões informou ainda que o trabalho de rescaldo pode levar até 72 horas. O coronel disse que entrará em contato com a Prefeitura do Rio para que o trânsito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana seja liberado o quanto antes.

De acordo com Simões, técnicos da Defesa Civil constataram que os prédios contíguos a loja que pegou fogo não tiveram estruturas abaladas. "Apenas o mezanino do prédio atingido (que tem dois andares) corre risco de desabar. Somente a perícia vai poder apontar a causa do incêndio", disse.

Ele minimizou as cobranças feitas por comerciantes de Copacabana por maior fiscalização das lojas do bairro. "O importante é descobrir se a loja cumpria a legislação de prevenção de incêndios, e não se o bombeiro fez ou não vistorias no local", disse. Cerca de cem homens dos bombeiros participam do combate às chamas. Ainda é grande a quantidade de fumaça negra que sai do local. 

  •  

Veja o local do incêndio