Topo

Família diz que idosa morreu após receber café com leite na veia em posto de saúde no Rio

Parente mostra foto de Palmerina durante seu enterro - Rafael Moraes/Parceiro/Agência O Globo
Parente mostra foto de Palmerina durante seu enterro Imagem: Rafael Moraes/Parceiro/Agência O Globo

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/10/2012 12h56

Uma mulher de 80 anos morreu neste domingo (14) em uma unidade de saúde de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, após receber café com leite na veia, segundo a família da idosa. De acordo com os familiares, uma estagiária do PAM (Posto de Atendimento Médico) da cidade aplicou o alimento na sonda que levava medicamento para a veia de Palmerina Pires Ribeiro. O caso aconteceu menos de uma semana após outra idosa, de 88 anos, ter morrido ao receber sopa na veia em Barra Mansa.

Segundo a filha da vítima, Zilma Ribeiro, Palmerina se recuperava de um quadro de infecção urinária e pneumonia e estava acompanhada pela outra filha na tarde de domingo. Enquanto era atendida pela estagiária, a idosa começou a ter convulsões, e a filha observou o frasco onde estava o café com leite vazio. Ainda de acordo com Zilma, o médico foi chamado e a paciente acabou levada para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

“A minha mãe deveria receber o café com leite através de sonda nasogástrica. Mas, quando ela começou a se debater, minha irmã logo percebeu o erro. Tinha um líquido marrom dentro do soro que leva à veia. Foi tudo muito rápido. Minha irmã começou a gritar, chamando o médico, desesperada”, contou Zilma.

Zilma acusa o hospital de negligência. Segundo ela, uma série de erros na unidade de saúde acentuou o problema da mãe. “As sondas para a medicação venosa e para a alimentação nasogástrica são da mesma cor. Após o suposto erro, não havia no hospital o corticoide metilprednisolona, o médico teria usado dexametasona como última opção. Depois da morte da minha mãe não me deram nenhum suporte”, afirmou.

Palmerina morreu quatro horas depois do ocorrido.  Ainda na manhã desta segunda-feira (15), o corpo permanecia no posto médico.

A família pretende processar a Prefeitura de São João de Meriti. “Alguém vai ter que ser responsabilizado por isso”, disse a filha.

O sepultamento da idosa será amanhã (16), às 10h, no cemitério de Vila Rosali.

Em nota, a prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi aberta sindicância administrativa para esclarecer o caso e que tanto a estagiária técnica de enfermagem quanto as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções. Segundo a prefeitura, os responsáveis pelo erro serão punidos e deverão também responder a inquérito aberto na 64ª DP (Vilar dos Teles).

Sopa na veia

Em outro caso ocorrido na última segunda-feira (8), outra idosa morreu no Estado ao receber uma espécie de sopa na veia. Ilda Victor Maciel estava internada desde o dia 27 de setembro na Santa Casa de Barra Mansa, município do sul fluminense, após sofrer AVC (Acidente Vascular Encefálico). Ela morreu 12 horas após receber alimentação no lugar de medicamento. O erro teria sido cometido por uma técnica de enfermagem. Ilda acabou morrendo vítima de embolia pulmonar. A família pretende processar a Santa Casa.