Topo

Calor recorde no Rio Grande do Sul faz sensação térmica passar dos 50ºC

Flávio Ilha

Do UOL, em Porto Alegre

25/12/2012 11h42

Depois de uma véspera de Natal com temperaturas altas e sensação térmica acima dos 50ºC em algumas regiões, o Rio Grande do Sul enfrenta um feriado com mais recordes de temperatura. A meteorologia, porém, prevê que o calorão deverá dar lugar, na noite desta terça-feira (25), a temporais com vento capazes de provocar destruição.

Na segunda-feira (24), a sensação térmica em Pelotas, no sul do Estado, chegou a 53°C, de acordo com dados da estação automática da Embrapa na cidade. Os termômetros marcavam 39,9ºC, mas a ausência de vento e o ar seco aumentavam a sensação de abafamento, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontou uma umidade do ar de 43% na média do Estado.

“Para a manhã desta terça-feira, os modelos chegam a indicar temperaturas até dez graus acima da média histórica para esta época do ano”, afirma a meteorologista.

O Inmet divulgou que a mínima em Porto Alegre foi de 28,3ºC nesta manhã – temperatura oficial mais alta de toda a série histórica de 102 anos. No domingo (23), a mínima na capital gaúcha havia sido de 17,4ºC.

Na estação Moinhos de Vento, do sistema microclima da prefeitura de Porto Alegre, a mínima registrada nesta manhã chegou a 27ºC. Segundo Estael Sias, as máximas deste feriado de Natal em alguns pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo do centro do Estado (vales do Taquari, Rio Pardo, Caí, Sinos e Paranhana), podem atingir de 40ºC a 42ºC, com índices de calor com base na umidade do ar acima de 50ºC e, talvez, até próximos de 55ºC.

“É um calor muito extremo que representa risco alto para a saúde de pessoas mais idosas e até de jovens que venham a praticar atividade física sob tais condições”, advertiu a meteorologista.

Em Porto Alegre, as máximas deverão ficar entre 38ºC e 40ºC na maioria dos bairros, com sensação térmica superior a 45ºC.

Na segunda-feira, o Inmet registrou máxima de 37,7ºC. Na estação zona norte, do sistema microclima, a temperatura chegou a 39ºC com sensação térmica de 45,8ºC.

Com a atmosfera muito quente e pressão bastante baixa, segundo a meteorologista, é alto o risco de temporais localizados no território gaúcho com chuva torrencial, vendavais até com potencial destrutivo (de 120 a 150 quilômetros por hora) e ocorrência de granizo, segundo a MetSul. O Inmet prevê rajadas de vento ocasionais entre 80 e 100 quilômetros por hora no Estado.

A temperatura deve despencar no próximos dias, registrando máximas na quinta-feira (27) até 20 graus inferiores aos registros desta terça-feira.

Na segunda-feira, o dia foi de muito calor em todo o Estado. Até na Serra fez um dia muito quente, com máxima de 34,3°C em Bento Gonçalves. Em Santa Cruz do Sul, os termômetros marcaram 39,9°C.