Topo

Travestis de Fortaleza ilustram calendário inspirado em imagens sacras e pagãs

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

16/01/2013 18h23

Um grupo de travestis de Fortaleza produziu um calendário com fotos deles com referências religiosas. O grupo Coletivo Artístico As Travestidas, formado por artistas de diversas áreas, como teatro, dança, música, designer, fotografia e audiovisual, lançará na noite desta quarta-feira (16), o ?Translendário 2013?.

O trabalho contém fotos artísticas para cada mês do ano inspiradas em cenas religiosas e em deuses da mitologia. Uma das fotos está a imagem de um travesti amarrado a uma cruz replicando o quadro de Salvador Dalí ao qual retrata Jesus crucificado.

O idealizador do ?translendário?, o ator Silvero Pereira, que faz parte do Coletivo Artístico, destaca que a ideia do trabalho é levantar a discussão sobre o mundo transsexual na sociedade ?a fim de quebrar preconceitos e desmistificar a imagem marginal de travestis?.

?O Translendário 2013 tem como tema a discriminação e rejeição social e religiosa, fazendo alusão ao movimento dos negros que foram proibidos de exercer sua religiosidade por parte dos brancos, criando, assim, sua própria identidade religiosa?, afirmou Pereira.

?Nesta edição fazemos um grito à sociedade excludente e cheia de paradigmas. Este trabalho foi realizado não no intuito de exigir respeito ou aceitação. Ele foi gerado como luta para demonstrar que somos todos iguais perante deuses, entidades, santos e divindades.?

Segundo o artista, o ?Translendário 2013? traz a imagem de um travesti representando ?Nossa Senhora Protetora das Esquinas?, inspirado na santa católica Nossa Senhora. ?A nossa santa foi idealizada para proteger os travestis que trabalham nas esquinas?, disse o artista, informando que o calendário criou a ?Deusa dos Incubados?, inspirada no deus nórdico Thor.

De acordo com Pereira, fazer a segunda edição do "translendário" ocorreu devido à repercussão do primeiro trabalho, criticado por "religiosos tradicionais". "Se o de 2012 acharam chocante, esse de 2013 será mais ainda porque trata diretamente da religiosidade."

Serviço

No lançamento do ?Translendário 2013? haverá apresentações artísticas, dublagens e sorteios de brindes. Ele poderá ser comprado por R$ 25 durante o lançamento, nesta quinta-feira (17), ou na página do Facebook de As Travestidas,  por R$ 35 mais o valor do frete.