Topo

Culto ecumênico na volta às aulas em Santa Maria tem 116 velas acesas

Ana Paula Rocha<br>Renan Antunes de Oliveira<br>Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em Santa Maria (RS)

04/02/2013 09h27

O recomeço das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta segunda-feira (4) aconteceu sob forte emoção por parte de alunos e professores. Não haverá atividade letiva durante o dia, apenas um culto ecumênico, que começou por volta das 9h e durou cerca de uma hora, com presença de mais de mil pessoas.

Num dos momentos mais emocionados da homenagem, alunos dos mesmos cursos dos estudantes que morreram no incêndio da boate Kiss, no dia 27, seguraram 116 velas, simbolizando a perda dos colegas.

Integrantes da universidade, diretores de faculdade e líderes religiosos da cidade participaram da cerimônia, presidida pelo arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rupert.

O reitor Felipe Müller fechou o culto com um discurso pedindo "para as pessoas reconstruírem a vida" e "seguir adiante". Em sua fala, ele também criticou a imprensa em geral, dizendo que houve muito sensacionalismo durante a cobertura da tragédia.

Os alunos estão sendo recebidos por professores e psicólogos, para avaliação do impacto da tragédia.

No Centro de Ciências Rurais, um dos setores que perdeu mais alunos (15 só na veterinária), o diretor Thomé Lovato falou para cerca de 100 alunos da sua área pela manhã: "Acho que, se Deus aplicou este sofrimento em nós, foi para poupar outros. Temos força para resistir e vamos continuar". 

A cerimônia informal foi breve. O professor falou da rampa de entrada do prédio da veterinária, com os alunos em pequenos grupos na sua frente. Os estudantes permaneceram em absoluto silêncio. Muitos choravam. Alguns trocaram abraços demorados. 

A fala do diretor durou dois minutos. Nenhum aluno quis falar, mas eles marcaram a perda dos colegas com uma longa salva de palmas.

Por todo o campus, cerimônias idênticas se repetiram em cada faculdade.