Topo

Motorista que avançou sobre ciclistas em Porto Alegre em 2011 vai a júri popular

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 17h21

O bancário Ricardo Neis, que avançou sobre um grupo de ciclistas em fevereiro de 2011, em Porto Alegre,  vai a júri popular. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). A data do júri ainda não foi definida.

A defesa de Neis sustentou que uma atitude agressiva dos ciclistas – que interromperam o trânsito durante um passeio e que, após a manifestação de Neis, o teriam ameaçado – teria levado o motorista ao desespero.

Segundo seu depoimento, o funcionário do Banco Central, que estava acompanhado de um filho pequeno, tentou escapar acelerando do cerco de alguns participantes que bateram em seu veículo.

O caso

O atropelamento ocorreu no fim da tarde do dia 25 de fevereiro de 2011, na rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Neis avançou sobre um grupo de ciclistas que participavam de um passeio organizado pelo movimento Massa Crítica, que defende um trânsito com menos automóveis.

Pelo menos nove pessoas tiveram de ser atendidas no Hospital de Pronto Socorro com escoriações. Neis, que alegou ter discutido com os ciclistas, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e se apresentou à polícia três dias depois.

No mesmo dia, a 1ª Vara do Júri decretou sua prisão. Naquele momento, ele havia sido internado em um hospital psiquiátrico. Dias depois, ele foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre, onde ficou preso até o mês seguinte, quando foi liberado por habeas corpus. Desde então ele está em liberdade e com a CNH suspensa.

Em São Paulo

No último fim de semana, um ciclista foi atropelado em São Paulo e teve o braço arrancado após o impacto. O motorista fugiu, com o braço do ciclista preso ao para brisa, e se apresentou à polícia horas mais tarde. A vítima foi hospitalizada, mas passa bem.