Topo

Prefeito de Petrópolis autoriza obras emergenciais após chuvas

Corpo de Bombeiros realiza buscas por corpos às margens da BR-040, na altura do km 80, em Petrópolis, na região serrana do Rio - Mister Shadow/Estadão Conteúdo
Corpo de Bombeiros realiza buscas por corpos às margens da BR-040, na altura do km 80, em Petrópolis, na região serrana do Rio Imagem: Mister Shadow/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 19h13

O prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo (PSB) autorizou na tarde desta sexta-feira (23) a realização de obras para a estabilização de vias em três pontos atingidos pelas chuvas do último domingo (17) na cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

As contenções, em caráter emergencial, vão acontecer nas ruas Bahia, no bairro Quitandinha, localidade  onde houve mais vítimas fatais em decorrência das chuvas, rua Antônio da Silva Ligeiro, no bairro Taquara e rua Euclides da Cunha, no bairro Castelânea, que ficaram instáveis depois de deslizamentos de terra.

“Queremos dar uma resposta rápida à população e devolver a normalidade aos moradores dessas regiões”, disse o secretário de Obras, Aldir Cony, informando ainda que todas essas vias estão parcialmente interditadas.

Segundo a Defesa Civil do município, as chuvas deixaram 33 mortos e 44 feridos e, dessas, 12 permanecem internadas no Hospital Santa Teresa, quatro delas no CTI, entre elas um membro da equipe da Defesa Civil, Ricardo Correa, 45.

Apesar das tragédias climáticas recentes em Petrópolis, a exemplo das chuvas de 2011 --que provocaram mais de 900 mortes em toda a região serrana do Rio de Janeiro--, apenas 17 unidades habitacionais foram construídas pela prefeitura nos últimos seis anos na cidade, segundo análise feita pelo UOL com informações do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social).

Mais chuvas

Segundo os meteorologistas da Somar, a chuva forte deve continuar ao longo da noite desta sexta-feira em toda a serra fluminense. Por cair num terreno onde o solo já está encharcado, o risco para novos deslizamentos de terra e alagamentos é grande.

No fim de semana, a previsão é de chuva contínua e até com altos volumes acumulados na serra, por isso o alerta para que as pessoas deixem as áreas de risco está mantido.

Veja as cidades afetadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL