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Haddad quer catracas em pontos de ônibus e corredores com ultrapassagem

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 19h07

A gestão de Fernando Haddad pretende instalar catracas em pontos de ônibus para agilizar as viagens dos coletivos em corredores na capital paulista. A proposta foi anunciada nesta terça-feira (9) durante audiência para divulgar o projeto de construir, até 2016, mais 147 km de corredores para os ônibus municipais, que se somarão aos 70 km licitados na gestão de Gilberto Kassab.

NOVOS CORREDORES

EM LICITAÇÃO DAS OBRAS
Capelinha/Campo Limpo/Vila Sônia
Berrini (trechos 1 e 2)
Binário Santo Amaro
Carlos Caldeira Filho
Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro (em reforma)
Guarapiranga/Guavirutuba
Complexo Viário Jardim Ângela
Agamenon/Baronesa
Belmira Marin
Leste Radial
Leste Itaquera
Leste Aricanduva
Perus
Inajar/Rio Branco/Centro (em reforma)
EM LICITAÇÃO DOS PROJETOS
23 de Maio
Celso Garcia
Perimetral Itaim Paulista/São Mateus
Leste Radial (trecho 3)
Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf
Berrini (trecho 3)
Sabará
Miguel Yunes
Carlos Caldeira Filho
Cocaia
M’Boi Mirim
Belmira Marin (trecho 2)
Vila Natal

A intenção da prefeitura é finalizar a fase de licitação dos 147 km de corredores e de 12 novos terminais de ônibus em dezembro deste ano.

Os novos corredores vão ser implantados em avenidas importantes da capital --a maioria nas zonas leste e sul--, como a 23 de Maio, radial Leste, Bandeirantes, Aricanduva, Luiz Carlos Berrini e M’Boi Mirim.

A avaliação da administração é que um dos motivos dos congestionamentos nos corredores é a demora dos ônibus em sair das paradas de maior movimentação.

Isso ocorre porque os usuários levam tempo para passar pelas catracas situadas no interior dos ônibus, o que impede a partida dos coletivos. Com as catracas nos pontos, a prefeitura acredita que a lentidão diminuirá.

Segundo a SPTrans --estatal responsável pelo transporte coletivo municipal--, ainda não há um formato definido para o novo modelo de catracas, e a proposta está em fase de estudos.

Outra medida para aumentar a velocidade nos corredores é criar trechos de ultrapassagem, para evitar que os coletivos fiquem enfileirados enquanto aguardam a movimentação do veículo à frente.

Atualmente, a velocidade média nos corredores é de 14 km/h, número que a prefeitura pretende subir para 25 km/h.

Ainda de acordo com a administração, os novos corredores terão monitoramento em tempo real e sistema integrado.

Até 2018, a prefeitura terá que substituir cerca de 13 mil ônibus movidos a diesel --de uma frota com aproximadamente 15 mil-- para coletivos que utilizem biodiesel, segundo determina a legislação.

A administração dará preferência pelo uso, nos novos corredores, de veículos articulados e biarticulados movidos a biodiesel.

Nas vias por onde passarão os novos corredores, a prefeitura pretende aterrar a fiação, melhorar as calçadas e construir ciclovias. Para isto, a administração pretende desapropriar quadras inteiras situadas nas avenidas.

Questionada pela reportagem, a SPTrans afirmou que não há estimativa de quantos imóveis serão desapropriados. 

NOVOS TERMINAIS (EM LICITAÇÃO DOS PROJETOS)

ZONA SULZONA LESTEZONA NORTE
AeroportoConcórdiaAnhanguera
Jardim MiriamTiquatira 
BaronesaVila Mara 
VarginhaItaim Paulista 
Jardim ElianaSão Mateus 
Pedreira  
  • Reprodução/Prefeitura de SP

    Os corredores em azul já estão com obras em processo de licitação. Já os corredores em vermelho estão apenas com os projetos em fase de licitação. Os corredores em laranja, por sua vez, são os que existem atualmente.