Topo

Adolescente é estuprada na praia do Leblon; suspeito foi identificado

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

25/04/2013 14h33

Uma adolescente de 14 anos foi estuprada na praia do Leblon, área nobre da zona sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde de quinta-feira (18), quando ia para casa, no Morro do Vidigal, acompanhada de uma amiga. De acordo com informações da 14ª DP (Leblon) o caso está sendo investigado, mas o suspeito do crime já foi identificado. O caso foi divulgado nesta quinta (25).

O crime ocorreu no final da praia, nas imediações da avenida Niemeyer (via que liga São Conrado ao Leblon, passando pela Favela do Vidigal, onde a menina mora). Segundo a polícia, a menina e uma amiga voltavam para casa, caminhando pela areia, quando foram abordadas por um homem que disse estar armado. Ele violentou a adolescente de 14 anos e ameaçou a outra para obrigá-la a ficar calada.

Segundo os investigadores, o suspeito tem antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma. Familiares da vítima e testemunhas já foram ouvidas. A polícia informou que mais detalhes não podem ser divulgados para não atrapalhar as investigações. É o segundo caso de estupro que ganha repercussão na cidade em menos de uma semana.

No último sábado (20), uma funcionária de uma clínica de estética na zona norte do Rio foi estuprada durante um assalto. O crime aconteceu na avenida Nova Iorque, em Bonsucesso, por volta das 13h. Ao todo, sete pessoas estavam na clínica na hora do assalto, que está sendo investigado pela 21ª Delegacia de Polícia.

De acordo com a delegacia, o criminoso chegou sozinho e se apresentou na clínica como sendo marido de uma das mulheres que estavam em atendimento. Uma balconista de 28 anos buscou pela suposta cliente e, ao voltar, foi rendida pelo criminoso.

Armado, ele roubou cerca de R$ 480 do caixa e de quem estava na clínica. Em seguida, as clientes foram trancadas na cozinha da clínica, menos a balconista, que foi violentada.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a vítima de estupro já prestou depoimento à polícia e também fez o exame de corpo de delito. A vitima relatou que o suspeito é branco, magro, tem cerca de 1,70 metro e agiu sozinho.

Veja o trajeto feito pela van no dia em que a turista foi estuprada

  • Arte UOL

Estupro na van

No dia 30 de março, três criminosos renderam um casal de estrangeiros em uma van que fazia falsas viagens entre a Lapa e Copacabana, na zona sul do Rio, para assaltar os passageiros. A dupla -o rapaz francês e a mulher americana - foi rendida e mantida pelos criminosos. A mulher foi estuprada, e seu namorado, agredido.

Jonathan Foudakis de Souza, 20, Wallace Aparecido Souza Silva, 22, e Carlos Armando Costa dos Santos, 21, foram denunciados pelo Ministério Público e tiveram a prisão decretada. Eles responderão pelos crimes de estupro e atos libidinosos, extorsão, sequestro relâmpago, formação de quadrilha e corrupção de menores. Um adolescente também está detido e também assumiu a participação em crimes.

Até agora, outras duas mulheres também acusam o bando de estupro: uma jovem de 18 anos (no Carnaval) e uma moradora de Saquarema, na região dos lagos (em 23 de março), que chegou a registrar o caso na Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), de Niterói, na região metropolitana do Estado.

16 estupros por dia

Segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), os estupros aumentaram em cerca de 31% em três anos no Rio. No Estado, em 2012, houve 6.029 casos, contra 4.871 de 2011 e 4.589 de 2010. No ano passado, foram registrados, em média, 16,5 estupros por dia. (Com Estadão Conteúdo)