Topo

Ciclista atropelado por ônibus no Rio dirigia bicicleta sem freio, diz delegado

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

10/05/2013 12h27

O ciclista Marco Aurélio dos Santos, 19, que morreu após ser atropelado por um ônibus na noite de quinta-feira (9) em Pilares, na zona norte do Rio de Janeiro, estava sem freios na bicicleta na hora do acidente, segundo o delegado Hércules do Nascimento, responsável pelas investigações do caso.

O acidente ocorreu na avenida Dom Helder Câmara, próximo ao viaduto de Pilares. De acordo com o delegado, o ciclista carregava dois botijões de gás e estava sem freios na bicicleta quando invadiu a pista central da avenida e atingiu a lateral do ônibus da linha urbano da linha 371 (Praça Seca x Tiradentes), sendo atropelado pelo coletivo. O Corpo de Bombeiros chegou a prestar socorro, mas Santos não resistiu aos ferimentos.

 “Vamos ouvir a família para saber se ele estava trabalhando para alguma distribuidora de gás, o que pode acarretar um acidente de trabalho, mas tudo leva a crer que o motorista não concorreu para o acidente”, afirmou o delegado, que aguarda as imagens das câmeras internas do coletivo para dar prosseguimento às investigações. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o motorista parou para prestar socorro e está à disposição das autoridades.

Esse é o quarto caso em pouco mais de um mês de morte de ciclistas no trânsito no na capital fluminense. Na quarta-feira (8), um adolescente de 13 anos morreu ao ser atropelado por um ônibus na pista lateral da avenida das Américas, altura da avenida Salvador Allende, sentido Barra da Tijuca.

No dia 30 de abril, o dentista e triatleta Pedro Nikolay, 31, morreu após ser atingido por um ônibus da linha 433 (Vila Isabel – Leblon) enquanto andava de bicicleta com outros 20 ciclistas na orla de Ipanema.

No dia 1º de abril, a diretora de televisão Gisela Matta, de 36 anos, também morreu no hospital após ser atropelada por um ônibus no Rio. Ela passeava de bicicleta na noite anterior, quando foi atingida por um coletivo da Transportes Futuro, na esquina das avenidas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, zona sul.