Topo

Motoristas de vans terão que usar uniforme com tipo sanguíneo no Rio

Novo uniformes de motoristas de vans na zona sul do Rio de Janeiro - Reprodução/Diário Oficial do Rio de Janeiro
Novo uniformes de motoristas de vans na zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Diário Oficial do Rio de Janeiro

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

14/05/2013 12h28

A partir deste sábado (18), os motoristas e cobradores que trabalham com vans na zona sul do Rio de Janeiro terão que usar uniforme como parte das novas regras para a circulação do transporte alternativo na cidade, publicadas nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da Prefeitura. 

A camisa deverá ser azul claro com gola azul índigo, contendo de um lado o brasão do município e do outro o tipo sanguíneo e fator RH, a exemplo do utilizado por profissões de risco, como bombeiros e policiais militares. O uniforme é completado por calça ou bermuda comprida azul jeans ou azul índigo e tênis ou sapato preto.

Como identificar vans irregulares

Carros em condições precárias, como pneus carecas, peças remendadas, podem significar que esse veículo não foi vistoriado. Vans com portas abertas, excesso de passageiro, também significam irregularidades. É fundamental também que o usuário perceba ou exija que o motorista ou seu auxiliar apresente seu cartão de identificação.

Com as novas regras, as vans também deverão obedecer a itinerários fixos, vigiados por GPS, e aceitar o Bilhete Único, além de respeitar um layout único de acordo com a região onde circulam.

A circulação de vans foi proibida nos 11 bairros da zona sul no dia 15 de abril, pouco menos de duas semanas após uma turista americana ser estuprada dentro de uma van de transporte coletivo. As únicas linhas permitidas são as que fazem o trajeto Parque da Cidade-Gávea e Parque da Cidade-Fashion Mall, limitadas a 66 carros. 

O Sindicato das Vans do Rio contesta a proibição, considerada midiática, e afirma que as vans transportam diariamente 900 mil pessoas, 100 mil apenas na zona sul.